« Home

"Levanta-te contra a pobreza"

Decorreu, entre as 11h de ontem e as 11h de hoje, a iniciativa de âmbito mundial “Levanta-te contra a pobreza”, que pretendia estabelecer um novo record para o Guiness como “a maior mobilização de sempre na história da luta contra a pobreza no mundo", segundo noticiou o Público.

Nessas 24h horas, milhares de pessoas ao redor de todo o mundo levantaram-se durante um minuto numa acção de solidariedade e sensibilização em relação a este flagelo que afecta actualmente cerca de 1,2 mil milhões de pessoas, o que significa que um quinto da população mundial sobrevive diariamente com menos de 0’85€.

Em Portugal, escolas, universidades, câmaras municipais e outras entidades ou grupos particulares aderiram a esta iniciativa. Os números serão divulgados amanhã, Dia Internacional para Erradicação da Pobreza, pela ONU.

Este dia assinalará o compromisso assumido por 191 países na Cimeira do Milénio, realizada em 2000, e constante na Declaração do Milénio das Nações Unidas, de “reduzir para metade, até 2015, a percentagem de habitantes do planeta com rendimentos inferiores a um dólar por dia e a das pessoas que passam fome (…) e que não têm acesso a água potável ou carecem de meios para o obter”.