« Home | "Levanta-te contra a pobreza" »

Professora sob ameaça

Uma docente de uma Escola do Ensino Básico,1º ciclo, do Concelho de Vila Nova de Famalicão interceptou, no decorrer de uma aula, uma mensagem escrita que circulava entre duas alunas e na qual podia ler-se “Provoca a professora. Ela assim dá-te um estalo e é despedida”.

A minha estupefacção” – afirma a professora, que pretende manter-se incógnita com receio de represálias – “não podia ser maior. Repreendi as alunas em questão e fiz chegar de imediato a missiva à Sede do Agrupamento de Escolas, para análise pelo Conselho Pedagógico”. O resultado, espera-se, será nulo.

Numa altura em que os professores vivem em permanente alvoroço com a actual revisão do Estatuto da Carreira Docente, considerada pelo Governo como “uma oportunidade fundamental para reforçar as estratégias de promoção do sucesso escolar” e combate à indisciplina, proliferam por todo o país exemplos desta mesma indisciplina, o que se vem traduzindo em insucesso e insegurança nas escolas. Os três “ii” (insucesso, insegurança e indisciplina) da Educação parecem estar longe de ver o seu fim, constituindo uma ameaça cada vez maior à alfabetização em Portugal.