« Home | Salário mínimo nacional chegará aos 500euros em 2011 » | Seis Horas de Resistência Clássicos de Braga » | Nintendo lança consola Wii na Europa » | ERC nega cedência da RTP a pressões do governo » | Viana do Castelo volta a brilhar » | “7 Novas Maravilhas do Mundo” anunciadas em Lisboa... » | Descobrimentos portugueses em exposição em Washington » | (Des) Igualdades entre géneros na viragem do sécul... » | Dois prédios desabam em Coimbra » | Médicos do Mundo - Portugal assinalam Dia Internac... »

Presentes que ajudam quem ajuda

Estão já disponíveis, um pouco por todo o país e também em diversas lojas online, os catálogos de produtos disponíveis para compra/ oferta no Natal 2006, lançados por várias instituições de solidariedade nacionais e internacionais.

Reza a tradição que o Natal seja por excelência uma época de partilha, em que quase todos compram presentes para oferecer a familiares e amigos. Assim, e como vem sendo hábito, um grande número de instituições aproveita esta altura do ano para lançar campanhas de sensibilização e recolha de fundos ou catálogos de produtos, permitindo assim às pessoas a aquisição de bens ou serviços cujo valor da venda, total ou parcial, reverte a favor das causas por que lutam essas associações.

Para muitos, que vêm participando nestas campanhas ao longo dos tempos, adquirir um “presente solidário” é muito mais do que adquirir um presente. Antes, é ter a possibilidade de dar o seu contributo na transformação de vidas humanas, oferecendo-se a si próprio, em simultâneo, a satisfação de estar a contribuir para deixar o mundo amanhã um pouco melhor do que o encontraram hoje. Deste modo, a época natalícia é considerada como privilegiada para as instituições, uma vez que as pessoas mostram maior disponibilidade para ajudar.

A título de exemplo, a Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro) apresenta este ano como sugestões de prendas solidárias livros didácticos, t-shirts, relógios e postais de Natal, entre outros. Estes produtos podem ser adquiridos nas bancas de Natal montadas pela Associação em grandes superfícies comerciais, de Norte a Sul do país.

A Fundação do Gil disponibiliza também artigos vários, como postais, sabonetes, agendas, copos, velas, t-shirts, pijamas, roupa interior de criança a relógios, que podem ser comprados directamente na Fundação ou no Mercado da Ribeira até ao dia 6 de Janeiro de 2007.

Livros, agendas e calendários 2007, postais de Natal, um cabaz de Natal e cartões de sócio Médicos do Mundo são as propostas feitas pelos Médicos do Mundo e que podem ser encontradas no seu site na Internet, cujo lucro reverte para os projectos da associação.

Além dos habituais postais, canetas e roupas, a Unicef oferece este ano desde artigos de papelaria, jogos, malas até artigos de decoração, que podem ser adquiridos na sua sua loja online.

A estas quatro associações juntam-se muitas outras, em luta por projectos locais, nacionais ou mesmo mundiais, tornando, assim, possível encher o sapatinho de familiares e amigos com presentes que ajudam quem ajuda.

(foto: http://www.toursforyou.pt/Imagens/newsletter/prenda.jpg )