« Home | Ministério da Administração Interna imple... » | Já estreou «Artur e os Minimeus» » | Crianças letãs vendidas para Porugal » | Presentes que ajudam quem ajuda » | Salário mínimo nacional chegará aos 500euros em 2011 » | Seis Horas de Resistência Clássicos de Braga » | Nintendo lança consola Wii na Europa » | ERC nega cedência da RTP a pressões do governo » | Viana do Castelo volta a brilhar » | “7 Novas Maravilhas do Mundo” anunciadas em Lisboa... »

Ranking da FIFA: Portugal termina 2006 no oitavo lugar

Portugal subiu este mês um lugar no ranking da FIFA e vai terminar 2006 na oitava posição, numa classificação que, pelo quinto ano consecutivo, é liderada pelo Brasil, revelou hoje o organismo máximo do futebol mundial.

Num ano em que conseguiu alcançar pela segunda vez na sua história as meias-finais de um Campeonato do Mundo, Portugal acaba o ano de 2006 no "top ten" da FIFA. O Brasil, com 10 vitórias e apenas uma derrota, continua a ser a equipa mais pontuada para a FIFA, enquanto a Itália, campeã mundial, foi premiada com a maior ascensão de 2006, subindo de 12º para segundo. De notar ainda que, à excepção das selecções canarinha e Argentina (terceiro lugar), a primeira equipa não europeia do ranking é a selecção da Nigéria, classificada no nono posto.

De relembrar que o ranking da FIFA (oficialmente denominado Ranking Mundial FIFA/ Coca-Cola), é um sistema que classifica de acordo com os préstimos nas competições em que participam as 207 selecções nacionais de futebol associadas à organização. Desde a sua criação, em Agosto de 1993, este ranking tornou-se desde logo um importante indicador para estas selecções, permitindo-lhes saber em que patamar se encontram no panorama futebolístico mundial e também o modo como se efectua a sua progressão. Já passou por diversas reformulações, sendo a mais recente após o Mundial de 2006, na Alemanha.

Esta última grande mudança, com vista a compensar alguns desequilíbrios, residiu no facto de agora em diante se contar apenas resultados dos últimos quatro anos e não oito, como anteriormente. Além disso, passou a haver um cálculo directo dos resultados (3 pontos por vitória, um por empate e zero por derrota), quatro níveis diferentes de importância do jogo, de 1 a 4 (antes era 1 ou 2), e deixou de ser mais valorizada a vitória fora. Estas alterações provocaram uma revolução na anterior tabela do ranking, nomeadamente nos lugares de topo.

Assim, os dez primeiros classificados de 2006 são:

1. Brasil - 1588 pts.
2. Itália – 1560 pts
3. Argentina – 1551 pts.
4. França – 1523 pts.
5. Inglaterra – 1359 pts.
6. Alemanha – 1350 pts.
7. Holanda – 1305 pts.
8. PORTUGAL – 1258 pts.
9. Nigéria – 1242 pts.
10. República Checa – 1190 pts.