« Home | Mais um jornalista russo assassinado » | Greve mobiliza milhares de professores » | Professora sob ameaça » | "Levanta-te contra a pobreza" »

World (im)Press Photo

Fundada em 1955 em Amesterdão, a World Press Photo tem por objectivo apoiar e promover o trabalho de profissionais do fotojornalismo internacional, propósito alcançado através da realização anual do maior e mais prestigiado concurso internacional de fotografia, que este ano realizou a sua 49ª edição.

A cada nova edição, as fotografias vencedoras são publicadas num livro e apresentadas numa exposição itinerante que percorre cerca de 75 cidades em mais de 40 países.

A par destas iniciativas, esta organização desenvolve e promove projectos educacionais relacionados com o que de mais recente se tem feito no fotojornalismo.

Este ano, de entre as 90 mil fotografias em concurso, apresentadas por 4448 fotografos profissionais de 122 países, o prémio foi atribuído ao canadiano Finnbar O`Reilly, da Agência Reuters, com a imagem da mão de uma criança desnutrida pousada nos lábios da sua mãe, enquanto esperam por ajuda num centro de alimentação de emergência no noroeste de Níger.

Em declarações à Agência Lusa, Elisabeth Schouten, comissária da World Press Photo 2006, salientou que a fotografia fora premiada “pela sua criatividade visual e por colocar uma situação de forma tão subtil que nos atrai para tentar saber mais”. Opinião partilhada pelo presidente do júri, James Colton, para quem a imagem vencedora “tem tudo – beleza, horror e desespero. É simples, elegante e comovente."

Esta e outras imagens que retratam acontecimentos mundiais marcantes, como o furacão Katrina nos Estados Unidos, o Tsunami no sudeste asiático, a violência das guerrilhas na Guatemala ou a fome e a miséria em alguns países africanos, encontram-se em exposição no Centro Cultural de Belém (CCB) até ao dia 22 de Outubro.

Liliana Marinho