Dia Sem Compras
A precisamente um mês do Natal, Portugal associa-se hoje, pelo terceiro ano consecutivo, aos mais de 55 países do mundo onde o dia 25 de Novembro é sinal de economia. Isto acontece porque estes países adoptaram o Dia Sem Compras, campanha da fundação canadiana Adbusters Media, que começou em 1993 e já conta com adesões em todo o globo, e cujo principal objectivo é levar as pessoas a reflectir sobre os impactos sociais e ambientais dos hábitos de consumo.
Deste modo, o Dia Sem Compras tem como meta uma consciencialização global para um consumo focado nas verdadeiras necessidades de cada um, tendo ainda em conta os aspectos inerentes à preservação do planeta e ao tratamento igual a que todos os seres humanos têm direito. Apela, portanto, a uma minimização das compras neste dia, que deverão restringir-se aos bens considerados essenciais.
Esta campanha surge na sequência do aumento significativo do consumo que antecede a época natalícia. De facto, a festa da família, o encontro com os amigos, a troca de presentes e a decoração de casas, estabelecimentos comerciais e ruas tornam o Natal no feriado mais rentável do ano para os estabelecimentos comerciais, representando um gasto acrescido de bens, que é por muitos considerado um verdadeiro atentado contra o ambiente e os povos mais carenciados.
Resta agora aguardar pelos números da adesão a mais um Dia Sem Compras que, a julgar pelo sábado chuvoso que se anuncia, poderão não ser os mais esperados.