« Home | Sexta-feira, 13: Noite das Bruxas volta a Montalegre » | Produção científica em Portugal aumentou 15 por ce... » | O doce sabor da Páscoa » | Breve » | Sociedade Portuguesa de Tabacologia avança plano d... » | X Jornadas de Comunicação Social da Universidade d... » | Breve » | Sargento Gomes aparece publicamente com a filha “a... » | Células estaminais podem auxiliar tratamento do ca... » | RTP1 emite documentários sobre sociedade portuguesa »

Versão britânica de “Megan`s Law” pode pôr crianças em risco

A actual lei britânica que dá aos pais o direito de saberem se no seu bairro moram pedófilos, pode pôr em perigo a vida das crianças. O alerta é de uma associação britânica de apoio a crianças, noticiado ontem no DN.

Segundo a televisão SkyNews, a nova lei só permitirá a divulgação de informações em circunstâncias muito específicas: apenas os pais e responsáveis pelos menores poderão verificar os antecedentes criminais de uma pessoa que passe muito tempo com crianças.
Em declarações à BBC online, o director da associação de protecção de menores Banardo`s fez saber que este novo projecto do Governo Britânico pode levar os pedófilos a esconderem-se, tornando a sua localização mais difícil.
A Kidscape (associação de apoio a crianças vítimas de abusos sexuais e maus tratos) louvou a decisão do Ministério do Interior britânico de não permitir o acesso total aos dados dos pedófilos. A directora da associação, Michelle Elliot explicou à SkyNews que tornar a identidade dos pedófilos pública pode incentivar a justiça popular. Preocupação partilhada pelo ex-presidente da associação dos oficiais da polícia, Chris Fox, que afirmou que fornecer tais dados poderia levar a trocas de identidade e punição pública de pessoas inocentes.
Já o deputado trabalhista, Dan Norris disse à BBC que o número de profissionais que lidam com pedófilos é escasso, motivo pelo qual os pais devem ser alertados para que possam estar atentos, pois “ninguém se preocupa mais com os filhos do que os pais e avós”.
Esta lei é uma versão da “Megan`s Law” que foi introduzida no estado de Nova Jersey em 1994 após a morte Megan Kanka, uma menina de sete anos violada e assassinada por Jesse Timmendequas, um homem com antecedentes penais por abusos de menores que morava na mesma rua da vítima. Em 2000, o homicídio de Sarah Payne, de oito anos, pelo pedófilo Roy Whiting, suscitou o lançamento de uma campanha para introdução de uma lei semelhante no Reino Unido, com o nome de Sarah's Law.
(Imagem:http://problemasocial.tripod.com/violacion.html)