« Home | Reuters recebe proposta de aquisição e acções sobe... » | Portugal entre os 50 países mais atractivos às emp... » | Breve: Ségolène Royal ganha terreno » | Tabaco entre as principais causas de morte por cancro » | Feira Medieval revisita Famalicão » | Incêndios: 2007 poderá ter um “Verão difícil” » | Final do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa ... » | Jorge Sampaio é nomeado Alto Representante para o ... » | Comemorações do 2º aniversário » | Breve: Jovem responde a todas as chamadas »

PJ afirma que a criança inglesa desaparecida no Algarve terá sido raptada

Guilhermino Encarnação, Director nacional adjunto e responsável pela directoria de Faro da Polícia Judiciária (PJ), afirmou hoje, em conferência de imprensa, poder assegurar que Madeleine, a criança inglesa desaparecida quinta-feira à noite, terá sido raptada.

Sem especificar os elementos ou indícios na posse da PJ que poderão suportar tal afirmação, Guilhermino Encarnação disse que a polícia "tem elementos que asseguram o rapto", não acrescentando quaisquer outros dados por recear colocar em risco a vida da criança.

Guilhermino Encarnação assegurou que as buscas têm sido incessantes desde que foi comunicado às autoridades o desaparecimento da menina, participando nas mesmas cerca de 150 homens da Guarda Nacional Republicana, PJ (incluindo elementos da polícia científica), Polícia Marítima, Polícia de Segurança Pública, Bombeiros e Serviço Nacional de Protecção Civil. A estes juntam-se também delegações da Europol, Interpol e Polícia britânica.

Todas as fronteiras portuguesas e aeroportos europeus se encontram de sobreaviso, bem como na posse de vários elementos que permitem identificar a criança desaparecida.

Até ao momento não foi efectuado qualquer pedido de resgate, mas o director da PJ relembrou que este tipo de crime nem sempre é para pedido de resgate, incluindo também os crimes de prática sexual.

A menina britânica desapareceu quinta-feira à noite do complexo turístico "Ocean Club", na praia da Luz em Lagos, Algarve, enquanto dormia na companhia de mais dois irmãos e os pais jantavam num restaurante a cerca de 50 metros do local. O desaparecimento foi comunicado pelos progenitores, que quando regressaram ao apartamento depois do jantar deram pela falta da criança.

O complexo turístico em questão não tem qualquer sistema de segurança ou vigilância. O responsável por esta unidade hoteleira afirma, no entanto, que a mesma dispõe de um serviço de babysitting que não foi requisitado pelos pais da criança, razão por que aponta este desaparecimento como causado por um descuido dos pais e não por uma falha na segurança.

(foto: SIC)