« Home | Breve: Ségolène Royal ganha terreno » | Tabaco entre as principais causas de morte por cancro » | Feira Medieval revisita Famalicão » | Incêndios: 2007 poderá ter um “Verão difícil” » | Final do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa ... » | Jorge Sampaio é nomeado Alto Representante para o ... » | Comemorações do 2º aniversário » | Breve: Jovem responde a todas as chamadas » | 23 de Abril: Dia Mundial do Livro e dos Direitos d... » | Infertilidade pode vir a ser combatida com auxílio... »

Portugal entre os 50 países mais atractivos às empresas

O último estudo da A.T. Kearney coloca Portugal na 46ª posição no ranking dos 50 países mais atractivos para a relocalização de serviços, à frente de países como a Irlanda e a França e próximo da Espanha e do Reino Unido, noticiou ontem o Diário Económico. O ranking é liderado pelos países asiáticos, destacando-se sobretudo a China, a Índia e a Malásia.

Apesar de pouco competitivo ao nível de custos e capital humano, o nosso país oferece um ambiente empresarial atractivo. "A posição de Portugal deve ser vista no contexto europeu. Não estamos a competir com a Índia ou a China na atracção de serviços em 'offshoring', mas sim com outros destinos potenciais da Europa, onde a atractividade financeira é, desde logo, limitada devido aos níveis salariais típicos de países desenvolvidos", explica o vice-presidente da consultora em Portugal, João Rodrigues Pena.

O responsável aponta a parca especialização dos profissionais como o principal factor de desvantagem do país. “A par da melhoria da flexibilidade laboral, torna-se necessário aumentar a quantidade e qualidade da oferta local de serviços para receber a externalização de actividades das grandes empresas (…). Este aspecto é determinante já que as tendências do Índice de Localização da A.T. Kearney ao longo dos últimos anos mostram que o talento e a formação da força de trabalho são factores cada vez mais importantes quando uma empresa decide escolher um destino de 'offshoring'”, afirma.

Nesta relação, os países menos atractivos são, segundo o Jornal de Notícias, a Ucrânia, a França, a Turquia e a Irlanda, que ocupa a última posição.

O estudo da A.T. Kearney, é realizado anualmente e funciona como um índice das 50 localizações mais vantajosas, a nível mundial, como destino de transferência de actividades empresariais (offshoring). O índice é calculado com base em três categorias: custos e estrutura financeira, capital humano e ambiente empresarial.

Outras fontes:

SOL - http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=32257

Etiquetas: