« Home | Brilho do Natal ilumina cidade de Braga » | "Campanha De Outono" decorre nos dias 25 e 26 de N... » | Dia Sem Compras » | Modelo brasileira morre aos 21 anos com anorexia » | Feira do Livro e da Música em Vila Nova de Famalicão » | Meio milhão de feridos em acidentes domésticos » | Instituto Ibérico de Investigação e Desenvolviment... » | "Os Vendilhões do Templo" na cidade berço » | Praxes levam alunos ao suicídio » | Aquecimento global: aves europeias em risco »

Semana da Agricultura Biológica com balanço positivo

Finda a Semana Nacional da Agricultura Biológica, a Associação Interprofissional para a Agricultura Biológica (Interbio), responsável pela iniciativa, faz um balanço muito positivo do projecto, considerando ter sido um sucesso.

Entre os dias 18 e 26 de Novembro foram servidas no país cerca de sete mil refeições confeccionadas exclusivamente com produtos biológicos, conforme relata a edição do Público de hoje. O painél de actividades incluiu, para além da vertente degustativa, outras acções de promoção destes produtos, como visitas a unidades de produção, palestras, exposições e animações em mercados e outras superfícies comerciais.

O objectivo era, segundo a organização, divulgar, junto de potenciais produtores e consumidores, «os produtos biológicos, a enorme variedade de produtos que existem, as vantagens que têm para cada um e para o nosso mundo, como são produzidos, como são comercializados, como é controlado seu modo de produção, como distinguir um rótulo», bem como desmistificar a questão dos preços.

Entre quarta e quinta-feira, dias 22 e 23, respectivamente, a Universidade do Minho foi um dos palcos desta iniciativa. Com a colaboração do departamento de alimentação dos Serviços de Acção Social (SASUM), na quarta-feira foram servidas, ao almoço, nas cantinas da universidade, no Grill e no Restaurante Panorâmico, refeições 100% biológicas . À tarde, seguiu-se uma palestra sob o tema genérico “A Agricultura Biológica”, no Campus de Gualtar. No serão de quinta-feira, novo encontro, desta feita dedicado às potencialidades das algas atlânticas na alimentação.

A informação disponível no site da Interbio sugere que a Agricultura Biológica é, actualmente, uma área em ascensão no espaço europeu e que Portugal está a desenvolver esforços para acompanhar esse ritmo de crescimento. Aprovada em Junho transacto, a “Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável” é um programa que, entre outros desígnios, pretende estender a superfície agrícola destinada à produção biológica dos 3,2% que ocupava em 2003, para 10% em 2013.

(Foto: http://interbio.naturlink.pt/semanabio.html)