Emagenda promove curso para formar novos actores de TV
A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão foi o local escolhido pela Emagenda para promover um curso de formação de actores para a televisão. O curso terá a duração de quatro meses e a formação em diversas áreas estará a cargo de algumas figuras do meio televisivo como Adriano Luz, João Paulo Costa, Custódia Gallego, Sofia Alves e Maria João Pinho.
Em declarações ao Jornal de Notícias, o director do curso, Daniel Pereira, defende que o curso se destina a quem de facto quer representar, salvaguardando que efectuar o curso não é garantia de vir a “entrar numa telenovela”.
Matérias como movimento/danças de salão/danças africanas, voz, maquilhagem, caracterização, interpretação, escrita para televisão, técnicas audiovisuais, história do teatro, adereços e figurinos, iluminação e imagem, fotografia e técnicas de casting, integrarão o curso que decorrerá entre 10 de Março e 7 de Julho, estando já previsto o nível II para meados de Outubro.
Segundo o vereador da Juventude, Jorge Paulo Oliveira, esta iniciativa irá “cativar o interesse e proporcionar a experimentação de uma actividade que até agora julgavam apenas acessível a outros”.
A idade mínima para integrar a formação é 16 anos, não havendo limite máximo de idade para as inscrições, que decorrerão na quinta e sexta-feira na Casa das Artes entre sa 14 e as 19 horas.
As provas de selecção terão lugar no sábado, sendo que os participantes terão de representar uma cena de quatro minutos, cujo texto está disponível na Internet.
Este curso decorrerá também nas cidades de Braga e Porto entre 17 de Março e 14 de Julho.