« Home | Insuficiência respiratória leva Rita Pereira a ser... » | Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso » | Ministro Severiano Teixeira anuncia revisão dos pr... » | Portugal e Espanha testam planos contra pandemia d... » | Abusos e negligência: depressão como consequência ... » | Dolly para o jantar? » | Morte de James Brown deixa “soul” de luto » | Pai Natal assalta posto de combustível na estrada ... » | 10 milhões de velas pela Paz » | Carolina Salgado vai publicar segundo livro »

Corrida solidária – todos corremos por Moçambique

Durante o próximo mês de Março as Escolas portuguesas vão correr por Moçambique, numa iniciativa proposta pelos Médicos do Mundo e que tem com principais objectivos o auxílio às crianças deste país africano e fomentar a solidariedade entre as crianças portuguesas e moçambicanas.

Esta actividade permitirá ainda aos envolvidos perceber as disparidades nas condições de vida e no acesso aos direitos humanos entre os povos, bem como dar oportunidade a muitas crianças deste país africano de aceder à educação pré-escolar e cuidados primários de saúde a que todas as crianças do mundo devem ter acesso.

Esta iniciativa (corrida) é dirigida a todas as escolas e crianças que desejem, voluntariamente, participar. Cada um dos alunos envolvidos deverá procurar, entre os seus familiares e amigos, “patrocinadores” que queiram pagar-lhes por cada quilómetro percorrido uma quantia previamente acordada, por exemplo 1€. Ao finalizar a corrida, os professores deverão quantificar a distância total percorrida por cada criança, que será multiplicada pela quantia combinada, para obter assim o montante que a escola enviará para os Médicos do Mundo.

O valor angariado será destinado à construção de duas “Escolinhas Comunitárias” no distrito da Namaacha, em Moçambique. Estas escolinhas acolherão crianças em idade pré-escolar, afectadas e infectadas pelo VIH/ SIDA, garantindo-lhes o devido acesso à educação e ainda um atendimento sanitário contínuo e suporte nutricional adequados.

Lutamos contra todas as doenças, até mesmo a injustiça...

Vivendo sob o lema «Lutamos contra todas as doenças, até mesmo a injustiça...», Médicos do Mundo é uma Organização Não Governamental (ONG) de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, cujo trabalho assenta no direito fundamental que todos os seres humanos têm ao acesso a cuidados de saúde adequados, independentemente da sua nacionalidade, religião, ideologia ou raça.

Foi fundada em 1980 pelo médico francês Bernard Kouchner. Está presente em Portugal desde 1999 e conta com um corpo de mais de 200 voluntários activos.

É desta maneira que venho dar conta da inauguração de um novo espaço no mundo digital: oeclipse.wordpress.com está aí disponível para a vossa consulta e visita.

Ficarei à espera,

Enviar um comentário