Portugal e Espanha testam planos contra pandemia da gripe
As autoridades de saúde de Portugal e Espanha decidiram ontem fazer no segundo semestre deste ano um teste conjunto aos seus planos nacionais de saúde contra uma eventual pandemia da gripe a fim de melhorar a articulação entre os dois países, noticiou o Diário Digital de hoje.
A decisão resultou do primeiro encontro da Comissão de Acompanhamento Paritária criada no âmbito da cooperação luso-espanhola em matéria de Saúde, que decorreu ontem em Évora, e onde foi também reafirmada a necessidade de «estreitar a colaboração em matéria de políticas farmacêuticas e de investigação biomédica» entre ambas as nações.
De acordo com informação da agência Lusa, citada pelo Diário Digital, as delegações dos dois países debateram ainda modelos globais de promoção da saúde, nomeadamente nas áreas do tabagismo e obesidade, bem como uma «estratégia de promoção da cooperação transfronteiriça de âmbito regional, designadamente entre as comunidades autónomas de Espanha e as administrações regionais de saúde de Portugal».
De recordar que a gripe é uma doença infecciosa altamente contagiosa causada por um vírus chamado Influenza. Evolui, na generalidade, de forma benigna, sem necessidade de grandes medidas terapêuticas. No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu um programa de vigilância mundial de gripe em 1947 a fim de controlar esta doença. Há mais de trinta anos que não ocorre uma pandemia, mas está-se ciente que só a prevenção e a vigilância a nível mundial poderão atenuar as suas consequências.