« Home | Presidente da República e Primeiro Ministro com at... » | Parabéns a ele » | Corrida solidária – todos corremos por Moçambique » | Insuficiência respiratória leva Rita Pereira a ser... » | Feira do Fumeiro e do Presunto do Barroso » | Ministro Severiano Teixeira anuncia revisão dos pr... » | Portugal e Espanha testam planos contra pandemia d... » | Abusos e negligência: depressão como consequência ... » | Dolly para o jantar? » | Morte de James Brown deixa “soul” de luto »

Al Gore em Portugal para conferência

Al Gore, autor do polémico documentário «An Inconvenient Truth» estará hoje em Portugal para uma conferência relativa às alterações climáticas, aos seus efeitos e consequências. O evento terá início às 11h30 no cenário do Museu da Electricidade, em Alcântara e decorrerá à porta fechada, sem a participação oficial dos jornalistas. Na plateia estarão cerca de seiscentos convidados, entre os quais o ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa e o ministro do Ambiente, Nunes Correia, e vários secretários de Estado.

Por uma questão de gestão de imagem, dentro da sala, fotografias, filmagens ou gravações de áudio estarão interditas, mesmo aos jornalistas convidados. Apenas os organizadores estão autorizados a fazê-lo.

Por esta intervenção de noventa minutos, Al Gore embolsará 175 mil euros.

Depois da conferência, cujo termo está previsto para as 13h30, o primeiro-ministro José Sócrates receberá o conferencista na sua residência oficial, em São Bento. No encontro estará presente também o ministro do Ambiente, Nunes Correia. De seguida, parte para uma outra conferência em Inglaterra.

Dentro de um mês, Al Gore estará de regresso a Portugal para o terceiro fórum da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição, informa o Público.

Candidato a Prémio Nobel da Paz 2007

Pelo seu empenho em alertar a opinião pública para os perigos do aquecimento global, Al Gore é candidato ao título de Prémio Nobel da Paz 2007. A proposta foi apresentada ao Comité Nobel na semana passada por dois deputados noruegueses, o conservador Boerge Brende e a socialista Heidi Soerensen.

"Um dos pré-requisitos para ganhar o Prémio Nobel da Paz é fazer a diferença e Al Gore fez a diferença", justificaram os parlamentares noruegueses. "Como nenhum outro, Al Gore colocou as alterações climáticas na ordem do dia. Aumentou a pressão sobre os Estados Unidos de tal maneira que o Presidente Bush se viu obrigado a reconhecer, pela primeira vez, que as alterações climáticas são um problema” (conforme citação do Jornal Digital).

Al Gore dedicou os seus oito anos como vice-presidente de Bill Clinton a defender medidas ambientais e a tentar que os EUA ratificassem o Protocolo de Quioto, o que não chegou a acontecer.

Depois de deixar de desempenhar funções na Casa Branca, Al Gore continuou a sua campanha ambiental, que se tornou mais mediática com o lançamento do documentário «Uma Verdade Inconveniente», no qual explica os efeitos do aquecimento global. O filme está nomeado para a categoria de melhor documentário nos Óscares 2007.

O documentário pode ser visto aqui.

Site oficial: http://www.climatecrisis.net

Outras Fontes:

Público http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1285064&idCanal=92

DN http://dn.sapo.pt/2007/02/08/sociedade/al_gore_fala_hoje_lisboa_sua_verdade.html

Fotos: http://www.smu.edu/tateseries/images/gore-al-lg.jpg http://kramgasse.typepad.com/photos/uncategorized/poster.jpg