« Home | Violência Doméstica sem travão » | World (im)Press Photo » | Mais um jornalista russo assassinado » | Greve mobiliza milhares de professores » | Professora sob ameaça » | "Levanta-te contra a pobreza" »

Portugal e Espanha: um só país?

Grande parte do povo espanhol tem uma opinião favorável quanto à junção de Portugal e Espanha. Defendem que o novo país se deveria chamar “Espanha” e a sua capital “Madrid”. Estes resultados surgem depois de uma sondagem realizada para a revista de informação espanhola Tiempo.
Efectuada pelo instituto de sondagens Ipsos, verificou-se, nesta sondagem, que quase metade dos espanhóis (45,7%) apoia a fusão dos dois países. Na sua maioria (43,4%), os inquiridos defendem que o novo estado se deve chamar “Espanha”, contrariamente a 39,4% que apoiam o nome “Ibéria”.
No que diz respeito à capital deste novo país, 3,3% das pessoas que aceitaram colaborar nesta pesquisa preferiam Lisboa, enquanto que 80% elegem Madrid.
Cerca de metade dos indagados defende que no novo estado deveria vigorar o regime monárquico, tal como o do rei Juan Carlos em Espanha, no entanto, para 30,2%, o novo país deveria ser regido sob a forma de república.
Como forma de transpor este cenário para aquilo que se passa, a revista Tiempo visitou duas aldeias vizinhas: Rionor de Bragança (em Portugal), e Rihinor de Castela (em Espanha), localidades que contam com uma fronteira figurada, cuja única divisão evidente é o rio que as separa.
É de ressalvar que estas sondagens surgiram após o semanário português Sol ter revelado que 28% dos portugueses são adeptos de tal união.

Para mí, que soy de la raia, de Zamora, junto a Bragança, me parecería perfecto que fuéramos un sólo país, me siento mucho más cercano mis vecinos de Miranda do Douro, o de Chaves, que a la gente de Girona, en Cataluña, por ejemplo. Es una cosa imposible, España y Portugal eligieron sus caminos -mas bien fue Portugal quien eligió- hace muchos siglos, y los portugueses no van a volver atrás, y a los españoles, la verdad, nos da lo mismo.

Hola a todos. Yo soy español y espero que me entendáis todos. Portugal eligió su camino, no el mismo que España, y parece ser que quiere encauzarse. A mi como español me da igual lo que se decida, un sólo país no me va a afectar en nada, ni a mi vida ni a mi trabajo ni a mi bolsillo, eso sí, eliminaríamos muchas barreras entre dos países vecinos y amigos. A la pregunta de "Um só país?" yo digo: ¿Y porque no?

A história está-se a repetir...

Ora bem... Vamos voltar uns anitos atrás quando Portugal e Espanha era um só. Desde então que inúmeras guerras foram travadas para a independência de Portugal... Milhares de pessoas morreram tentando obter a indepedência... E agora vêm esses politicos de m*rda, desculpando o termo, que gastam o dinheiro do país em carros, telemóveis, casas e sei lá mais o quê, e quando saio à rua o que vejo?? Mendigos, pessoas sem casa, pessoas com casas em mau estado, bairros sociais mal geridos, pessoas a serem roubadas, lojas assaltadas, mortes e mortes...

Porque é que o pobre Portugal quer ser igual aos outros países da Europa??

Se estamos em má fase económica, porque é que vamos tar a gastar em dinheiro num cartão multifunções blablabla se já temos o Bilhete de Identidade e cartão da Segurança Social que funcionam muito bem??

Porque é que contruimos estádios de futebol novos, uma vez que os que foram demolidos estavam em perfeitas condições?? Porque é que se foi gastar dinheiro nisso??

Porque é que Portugal não vive modesta e honestamente?? Porque é que não se investe o dinheiro que temos em coisas que nos são favoráveis, como o aproveitamento de energia solar para gerar energia eléctrica, uma vez a luz está muito cara e nós somos o país com uma das maiores incidências de raios solares??

Porque é que não pegamos no dinheiro dos estádios e carros dos Sr.es Deputados e não construímos casas e lares para as pessoas mais necessitadas?? Porque é que em vez de alimentar as pessoas compramos telemóveis com câmera e rádio e sei lá mais o quê, uma vez que os antigos telemoveis davam perfeitamente para a nossa comunicação?

Entre muitissimas outras coisas...

Agora imaginem se nós tivessemos feito isto, se tivessemos poupado o nosso dinheiro até que o país estivesse bem economicamente para depois avançar com os investimentos, se era necessário esta ideia de unir Portugal com Espanha...

Seria bom para a nossa economia, mas não imagino a minha avó a falar espanhol.... E quem ia governar a "Ibéria"?? O Cavaco Silva?? Ou o Principe Filipe?? Ou ia ser tudo ao monte e fé em Deus?? E quanto as culturas e tradições... Ja não basta as misturas, vamos ter que esquecer algumas pra aprender umas novas... As nossas batatas com bacalhau a serem substituidas pela tortilha...

Pensem nisto tudo... Se chegam ao fim e acham que sim, deve haver união, por amor de Deus, suicidem-se porque no inicio vai parecer tudo muito bonitinho mas depois vamos ser os carrascos como sempre fomos em toda a nossa existência...

Enfim gente, pensem na vossa vida e decidam...

Portugal é um país lindo mas que politico e economicamente é horroroso... Mas isso podemos tentar mudar... E acho horrivel eu às vezes sentir vergonha do meu país devido aos delitos dos politicos de estado e às extravagancias do presidente e primeiro-ministro...

E não duvidem que muitos vão abandonar Portugal... Vamos todos pra Républica Checa, como já está a acontecer... Eu se não entrar na Universidade cá em Portugal, não vou estar 5 anos na lista de espera...

Portugal que não ponha a mão na cabeça que vai ver o que vai acontecer na próxima década...

Só queria estar vivo nessa altura pra dizer "Foi exactamente isto que eu estava a prever.."

Pah, fico por aqui porque senão nunca mais me calo!! ;)

Enviar um comentário