sexta-feira, abril 27

Final do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa sobe amanhã ao palco do Centro Cultural de Belém

Chega amanhã ao fim a edição 2007 do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa (CNLP). A Grande Final do concurso realizar-se-á no Auditório do Centro Cultural de Belém e será transmitida, em directo, pela SIC.

Pelo terceiro ano consecutivo, este campeonato propôs aos participantes uma incursão pelo mundo da Língua materna, incentivando-os a testarem os seus conhecimentos de Português num ambiente lúdico, mas nem por isso menos competitivo. O concurso tinha, como vem sendo habitual, como principal objectivo promover uma correcta utilização da língua portuguesa, quer a nível oral quer a nível escrito.

O CNLP esteve, este ano, organizado em duas fases. A primeira, com início em 17 de Fevereiro, compreendeu três testes de qualificação, com questões de escolha múltipla, que foram publicados sequencialmente no Jornal de Letras e no Expresso e disponibilizados na página oficial do evento. Estas perguntas apresentavam diferentes graus de dificuldade, de acordo com as três categorias etárias admitidas a concurso: menores de 15 anos, dos 15 aos 18 anos e maiores de 18 anos.

A segunda fase corresponde à Grande Final, em que participarão os 200 concorrentes que mais pontuação obtiveram no decorrer da fase anterior, e que consiste numa prova composta por um ditado e por um teste-questionário.

O CNLP é, como nas anteriores edições, uma iniciativa conjunta do Expresso, do Jornal de Letras, da SIC e da SIC Notícias, com o patrocínio do BPI.

quinta-feira, abril 26

Jorge Sampaio é nomeado Alto Representante para o Diálogo das Civilizações da ONU

Jorge Sampaio vai ser o primeiro Alto Representante da ONU para o Diálogo das Civilizações, noticia o PÚBLICO. O cargo é novo na hierarquia do organismo internacional e equiparável ao de sub-secretário-geral. A par desta função, o ex-Presidente da República dará continuidade à sua actividade como Enviado Especial para a Luta contra a Tuberculose.

O convite, formalizado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, surge na sequência de um relatório que dava conta da necessidade de um alto representante das Nações Unidas para dar continuidade ao projecto da Aliança das Civilizações. Esta instância, criada em Agosto de 2005 pelo antigo secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, funciona como moderadora do choque de civilizações.

No papel de Alto Representante da ONU para o Diálogo das Civilizações, Jorge Sampaio terá por função «a promoção de iniciativas destinadas a fomentar o diálogo e a compreensão entre os povos, no respeito pela diversidade das suas culturas, civilizações e religiões, bem como a contribuir para o reforço da vontade política colectiva em abordar os problemas e desequilíbrios mundiais de forma concertada», informa o SOL, citando a nota enviada pelo gabinete do ex-Presidente. Ainda segundo a mesma comunicação, o cargo poderá implicar a intervenção em períodos de crise provocados por conflitos culturais.

Jorge Sampaio acumulará estas funções com as de enviado especial para a Luta contra a Tuberculose até Maio do próximo ano. Segundo noticiou o DN aquando da sua nomeação para este cargo, em Maio de 2006, pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, a sua missão é mobilizar a comunidade internacional e manter a prioridade do combate à tuberculose na agenda política, criando as condições para a execução do plano da ONU de “acabar com a tuberculose”.

Foto: http://tbn0.google.com/images?q=tbn:gHSB18DwUYaT1M:http://i4.photobucket.com/albums/y122/ramgouveia/sampaio.jpg

Etiquetas:

terça-feira, abril 24

Comemorações do 2º aniversário

Casa da Música do Porto em festa
No âmbito das celebrações do 2º aniversário, a Casa da Música do Porto preparou uma programação especial para o público em geral.
Nos passados dias 13, 14 e 15 de Abril a boa disposição, a alegria mas sobretudo a música marcaram presença na Casa da Música do Porto(CdM). Ao ritmo de vários tipos de sons e melodias, os visitantes aproveitaram o instante. Entre ateliers, conferências e concertos os diversos públicos foram passando um agradável momento. Todos agarraram a oportunidade para desfrutar de actuações bastante animadas, especialmente organizadas para a ocasião. Esta iniciativa que atraiu um milhares de pessoas contou com a participação de vários artistas de renome.
"O balanço é extremamente positivo", afirma a assessora de Comunicação, Marketing, Design e Desenvolvimento da Casa da Música, Guta Moura Guedes em declarações ao JPN. Dados de frequência revelam que nestes dois anos de funcionamento a adesão do público é bastante boa já que a CdM já recebeu 355 mil visitantes. Ao que se conseguiu apurar as pessoas têm aderido em massa quer aos concertos, quer às actividades do serviço educativo.
No entanto, é de salientar que segundo Guta Moura Guedes “há ainda muito trabalho para fazer”. “Na área cultural nunca se pode abrandar o ritmo", acrescenta. Numa altura em que a Casa da Música do Porto, obra do holandês Rem Koolhas, está em busca de uma nova imagem de marca, a instituição parece já ter conseguido uma certa notoriedade no seio da “população tripeira”.
Segundo o JPN a população do Porto têm uma opinião positiva da Casa da Música que já é considerada um símbolo da cidade do porto. "Gosto mesmo muito da Casa da Música”, confessa Ana Álvares, uma jovem portuense.

http://suggia.weblog.com.pt/arquivo/casa%20da%20musica.jpg

segunda-feira, abril 23

Breve: Jovem responde a todas as chamadas

Um jovem americano de 20 anos colocou na passada sexta-feira um vídeo no You Tube divulgando o seu número de telemóvel e prometendo responder a todas as chamadas.

Inspirando-se em Juan Mann (promotor da iniciativa Free Hugs”) que abraçava pessoas na rua e depois colocava os vídeos no You Tube, Ryan Fitzgerald pretendia responder a todos aqueles que lhe ligassem.

De acordo com o Boston Globe, o jovem fez o vídeo por brincadeira afirmando no mesmo que «nunca o conheci, mas importo-me consigo».

imagem: http://news.softpedia.com/images/news2/iTunes-Music-Store-Threatened-By-YouTube-2.jpg

sexta-feira, abril 20

23 de Abril: Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

Comemora-se na próxima segunda-feira, desde 1996 e por deliberação da UNESCO, o "Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor".

Nas celebrações do décimo primeiro aniversário deste dia, a UNESCO deseja enfatizar não somente a função do livro como instrumento de divulgação cultural, económica ou criação literária, mas também a sua «importância para a liberdade de expressão e para a preservação e fomento das manifestações de diversidade cultural [a nível global], tarefas de máxima importância para a humanidade», como afirma o seu Director Geral, Koichiro Matsuura, no seu comunicado oficial sobre as comemorações.

A efeméride foi instituída com o objectivo de «promover a leitura, a publicação, e a protecção da propriedade intelectual através dos direitos de autor», como se pode ler na página da Organização sobre o tema.

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge (padroeiro desta província espanhola) e recebem, em troca, um livro.

Trata-se também de um dia de grande simbolismo para a literatura mundial, já que, para além de terem nascido e morrido nesse dia alguns autores de renome, foi a 23 de Abril de 1616 que faleceram os grandes escritores Cervantes, William Shakespeare e Inca Garcilaso de la Vega.

O livro é considerado historicamente o instrumento mais potente de difusão dos conhecimentos a nível mundial.

(foto: Cristina Silva)

Infertilidade pode vir a ser combatida com auxílio de células estaminais

Investigadores alemães poderão ter descoberto uma nova “arma de luta” no tratamento contra a Infertilidade. Pela primeira vez, foi possível produzir espermatozóides não maduros a partir de amostras de medula óssea humana.

O estudo, publicado na revista “Gamete Biology: Emerging Frontiers on Fertility and Contraceptive Development”, resultou do processo de extracção de células-mãe da medula óssea de voluntários adultos e posterior isolamento. Neste processo, uma parte das células-mãe sanguíneas transformou-se em células espermáticas imaturas.

De acordo com estes investigadores, das Universidades de Göttingen e de Münster, e da Escola de Medicina de Hannover, a produção madura de espermatozóides capazes de fecundar um óvulo talvez só possa ser uma realidade daqui a cinco anos. No entanto, segundo os mesmos, antes da efectivação destas células no tratamento da infertilidade, há toda uma série de questões de índole moral e social a que se impões responder. Nomeadamente, a possibilidade de as mulheres poderem vir a engravidar sem recurso ao esperma masculino.

Especialistas em fertilidade alertam para o facto de os dados do estudo terem de ser analisados com alguma cautela, dado que, normalmente, as células da medula óssea transformam-se em diferentes tipos de células no tecido muscular. No entanto, os investigadores induziram um pequeno número destas células a desenvolverem-se como espermatogónios (células que se formam nos testículos, precursoras dos espermatozóides).

Em 2006 a mesma equipa conseguiu fecundar fêmeas de ratos com espermatozóides maduros produzidos em laboratório. Dos 65 embriões obtidos e implantados, nasceram sete ratinhos.

Fontes:

Saúde na Internet: http://www.mni.pt/destaques/?cod=9363&cor=azul&MNI=748cdf161918b45a1710ea3de74ce4e5

CiênciaPT: http://www.cienciaportugal.net/index.php?option=com_content&task=view&id=34131&Itemid=1

Imagem: http://jpn.icicom.up.pt/imagens/ciencia/espermatozoides_ovulos_artificiais.jpg

quinta-feira, abril 19

Petrolíferas investem 400 milhões em Portugal

O consórcio liderado pela petrolífera brasileira Petrobrás deverá assinar em Maio um contrato com o Estado português com vista à exploração petrolífera da bacia de Peniche, um investimento que poderá atingir os 400 milhões de euros nos primeiros oito anos de concessão, noticia o DN. A existir petróleo comercializável, o Estado terá direito a 7% da receita por barril de crude.

Este valor, a somar aos 300 milhões de euros que o consórcio liderado pela australiana Hardman Resources poderá investir na Costa Vicentina, representará um investimento total até 700 milhões para a prospecção de petróleo em Portugal.

O contrato entre a operadora liderada pela Petrobrás e de que são sócias as portuguesas Galp e Partex e o Estado português, deverá assemelhar-se ao assinado em Fevereiro com a sociedade liderada pela Hardman Resources. Ou seja, caso os estudos realizados indiciem potencial de exploração, a operadora comprometer-se.á a fazer duas perfurações em cada um dos quatro blocos na bacia de Peniche. O valor de cada perfuração ronda os 50 milhões de dólares (36,81 milhões de euros).

Se houver petróleo com valor comercial, o Estado terá direito a 7% da receita por barril de crude produzido. Segundo o DN, o contrato implicará ainda o pagamento de rendas de superfície sobre a área ocupada, uma taxa pela transferência de tecnologia e o respectivo IRC sobre os lucros, além dos respectivos impostos municipais.

Esta constituirá a maior concessão para exploração de hidrocarbonetos na costa portuguesa.

Imagem: http://tbn0.google.com/images?q=tbn:PzgRv0nUZykDeM:http://nemolodigas.blogs.sapo.pt/arquivo/202.gif

Etiquetas:

segunda-feira, abril 16

Breve

“Revolução dos cravos” completa 33 anos

No próximo dia 25 de Abril, dia de feriado nacional, vai comemorar-se o dia da liberdade. A chamada “Revolução dos Cravos”, todos os anos assinalada em Portugal, foi um acontecimento memorável na vida dos portugueses. Simboliza o dia em que o país se viu libertado do regime repressivo de Oliveira Salazar.
A 25 de Abril de 1974, ao amanhecer, as pessoas invadiram as ruas para apoiar os soldados revoltosos. De cravo vermelho na mão, todos celebraram com alegria o fim da ditadura militar. Apesar dos 33 anos que já lá vão, todos guardam na memória o dia em que o “pesadelo” terminou. Uma manhã aparentemente normal que acabou por modificar radicalmente a história portuguesa.

sexta-feira, abril 13

Versão britânica de “Megan`s Law” pode pôr crianças em risco

A actual lei britânica que dá aos pais o direito de saberem se no seu bairro moram pedófilos, pode pôr em perigo a vida das crianças. O alerta é de uma associação britânica de apoio a crianças, noticiado ontem no DN.

Segundo a televisão SkyNews, a nova lei só permitirá a divulgação de informações em circunstâncias muito específicas: apenas os pais e responsáveis pelos menores poderão verificar os antecedentes criminais de uma pessoa que passe muito tempo com crianças.
Em declarações à BBC online, o director da associação de protecção de menores Banardo`s fez saber que este novo projecto do Governo Britânico pode levar os pedófilos a esconderem-se, tornando a sua localização mais difícil.
A Kidscape (associação de apoio a crianças vítimas de abusos sexuais e maus tratos) louvou a decisão do Ministério do Interior britânico de não permitir o acesso total aos dados dos pedófilos. A directora da associação, Michelle Elliot explicou à SkyNews que tornar a identidade dos pedófilos pública pode incentivar a justiça popular. Preocupação partilhada pelo ex-presidente da associação dos oficiais da polícia, Chris Fox, que afirmou que fornecer tais dados poderia levar a trocas de identidade e punição pública de pessoas inocentes.
Já o deputado trabalhista, Dan Norris disse à BBC que o número de profissionais que lidam com pedófilos é escasso, motivo pelo qual os pais devem ser alertados para que possam estar atentos, pois “ninguém se preocupa mais com os filhos do que os pais e avós”.
Esta lei é uma versão da “Megan`s Law” que foi introduzida no estado de Nova Jersey em 1994 após a morte Megan Kanka, uma menina de sete anos violada e assassinada por Jesse Timmendequas, um homem com antecedentes penais por abusos de menores que morava na mesma rua da vítima. Em 2000, o homicídio de Sarah Payne, de oito anos, pelo pedófilo Roy Whiting, suscitou o lançamento de uma campanha para introdução de uma lei semelhante no Reino Unido, com o nome de Sarah's Law.
(Imagem:http://problemasocial.tripod.com/violacion.html)

Sexta-feira, 13: Noite das Bruxas volta a Montalegre

Bruxas, feiticeiras e outras criaturas endemoninhadas encontram-se hoje no centro histórico de Montalegre, para comemorar mais uma sexta-feira 13.

Desde 2002, e sempre que se juntam, no calendário, a sexta-feira e o número 13, a autarquia promove um vasto conjunto de actividades que tem como temática as Bruxas e as Lendas Tradicionais da região do Barroso. A organização tem, como não poderia deixar de ser, o dedo do padre Fontes, que preside, com pompa e circunstância, a todas as celebrações.

Para António Fontes, o mentor da ideia, o objectivo deste ritual é acabar com as crendices e superstições em volta do tema: “É (...) uma forma de reunir as pessoas à volta de uma tradição diferente, que vai acabar com os medos e as superstições”, afirma o Padre Fontes.

O evento conta, como vem sendo hábito, com a adesão de vários restaurantes do concelho, que nesta noite criam ambientes míticos e apostam em ementas alternativas, como o caldo de urtigas, o presunto fumado, a “famosa” vitela do Barroso abençoada com batata a murro e arroz de feitiços”, “borra negra”, “vinho de uva” e “levanta o pau do diabo”.

No fim do jantar, os presentes dirigem-se para o centro da vila, onde assistem à entrada do “Dom Bruxo” Padre Fontes, que cozinha a queimada da “mistela abençoada”, acompanhada por uma ladainha a preceito. A mistela pode ser experimentada por quem o desejar, já que promete esconjurar todos males e maleitas a quem dela provar.

A Noite das Bruxas tornou-se já um dos ex-libris de Montalegre, fazendo rumar até aqui dezenas de forasteiros e representando um dos pontos fortes do cartaz turístico da região e uma importante fonte de receita para esta vila transmontana.

(foto: Cristina Silva)

quinta-feira, abril 12

Produção científica em Portugal aumentou 15 por cento num ano

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, anunciou hoje que a produção científica nacional aumentou 15 por cento entre 2005 e 2006, noticia o Público. Este acréscimo, anunciado na sessão de abertura do encontro «Ciência em Portugal – Ciência 2007», traduz, segundo Mariano Gago, "uma forte mobilização da comunidade científica nacional" no último ano.

Um dos critérios usados para esta avaliação foi o número de publicações científicas referenciadas internacionalmente.

Um outro factor apontado foi o acréscimo, em 25 por cento, do número de candidatos à obtenção da bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e, igualmente, o aumento do número de candidaturas deferidas. Neste momento, 5800 investigadores beneficiam deste financiamento, mais 800 do que no ano anterior.

Também o número de doutoramentos realizados nas universidades portuguesas aumentou de 1180 em 2005 para mais de 1250 em 2006.

O número de patentes registadas é um outro índice da evolução nacional no domínio científico. No período em consideração, as patentes portuguesas registadas no Gabinete Europeu de Patentes subiram 58 por cento e 50 por cento no Gabinete de Patentes dos Estados Unidos.

O ministro referiu ainda a aprovação, no último ano, de 107 projectos empresariais de base tecnológica.

Apoiando-se nestes dados, o primeiro-ministro, José Sócrates, sublinhou o investimento do Governo na área científica."Foi num ano de extrema contenção orçamental que o Governo decidiu que o investimento público em ciência aumentaria 64 por cento. Este reforço que fizemos este ano é para prosseguir", afirmou. José Sócrates acrescentou ainda que é intenção do Governo investir, até ao final da legislatura, um por cento do PIB na investigação científica.

quarta-feira, abril 11

O doce sabor da Páscoa

É doce, de chocolate, oval, saboroso. É algo que todos têm por hábito provar neste época pascal. Sabe do que se está a falar? Do tradicional ovo da Páscoa, claro!
No passado dia 8 comemorou-se a Páscoa. São vários os doces e as iguarias que se saboreiam nesta época do ano. A Páscoa simboliza, segundo a religião católica, a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.
A esta data estão associados um conjunto de símbolos e tradições partilhados por todo o mundo. Como resquícios típicos desta festa temos o coelhinho da Páscoa, as amêndoas, os ovos de chocolate muito coloridos. O próprio ritual de embelezamento e ornamentação dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.
Falar da Páscoa leva ainda a sonhar com o histórico “ folar da Páscoa”, especialidade tradicional portuguesa. Cozinhado a partir de farinha de trigo, manteiga, fermento de padeiro, azeite, ovos e em algumas regiões ainda com recheio de carne, este doce faz as delícias de miúdos e graúdos. Este é um presente que, habitualmente, os padrinhos oferecem aos afilhados nesta altura do ano.