quinta-feira, março 29

Breve

Despiste de Armindo Araújo provoca quatro feridos

Um despiste do piloto Armindo Araújo, da equipa Mitsubishi Motors, durante a fase de aquecimento (shakedown) do Rali de Portugal 2007, na manhã de hoje, provocou quatro feridos ligeiros entre os espectadores da prova.

Armindo Araújo fazia o seu shakedown na freguesia de Quarteira, quando o perdeu o controlo da viatura e foi embater em algumas pessoas da assistência, que se encontravam numa zona interdita. De acordo com as últimas informações dadas por Pedro Almeida, Director de Prova do Rali, o piloto encontra-se bem, mas ficou com o seu carro bastante danificado.

A prova começa às 18h00, no Estádio do Algarve.

quarta-feira, março 28

Sociedade Portuguesa de Tabacologia avança plano de acção para 2007

A Sociedade Portuguesa de Tabacologia (SPT) apresentou hoje, no Hotel Pestana Palace em Lisboa, os seus objectivos e planos de acção para 2007. Deu a conhecer ainda os resultados de um estudo de medição de monóxido de carbono nas escolas portuguesas, bem como de um outro sobre a poluição do ar interior provocada pelo fumo do cigarro.

Trata-se da primeira acção pública desta entidade, constituída no ano passado e da qual fazem parte diversos profissionais de saúde empenhados na prevenção, tratamento e controlo do tabagismo.

No seu plano de actividades para o ano corrente, a SPT propõe-se reduzir o consumo do tabaco, diminuir o número de fumadores e pôr um fim à poluição ambiental causada pelo fumo do cigarro.

Para isso, pretende promover acções de sensibilização e de prevenção e tratamento do tabagismo, bem como prestar um apoio personalizado a todos os fumadores que queiram deixar o vício.

A SPT defende ainda o rigor no cumprimento da lei vigente, de modo a que todos os cidadãos possam usufruir de espaços públicos livres do fumo do tabaco.

Tabaco mata 12 mil portugueses por ano

O tabaco é actualmente considerado a primeira causa evitável de morte e de doença no mundo, com cinco milhões de mortes anuais.

Um estudo da Marktest de 2006 indica que o número de fumadores em Portugal diminuiu nos últimos 10 anos, apesar de as estimativas apontarem que no nosso país morrem em cada ano 12 mil pessoas, devido ao consumo do tabaco.

Hoje, mais de 26 por cento dos portugueses com mais de 15 anos são fumadores, o que representa mais de dois milhões de adultos.

No entanto, e de acordo com dados do Eurobarómetro de 2006, Portugal é o país da União Europeia com menos fumadores e com a taxa mais elevada de pessoas que nunca fumaram. No ano passado, o nosso país contava com 58 por cento de não fumadores.

(foto: Cristina Silva)

terça-feira, março 27

X Jornadas de Comunicação Social da Universidade do Minho

“A reputação das instituições não é virtual, é real ”

As ferramentas virtuais são cada vez mais um suporte fundamental na construção e projecção da imagem pública das organizações. A reputação não é, contudo, redutível à dimensão virtual. Esta é a posição defendida pelos três conferencistas convidados para o segundo painel do primeiro dia das X Jornadas de Comunicação Social da Universidade do Minho, subordinado ao tema «Reputações Virtuais?».

Jaime Teixeira, Paulo Brandão e Vasco Ribeiro são profissionais de comunicação em diferentes instituições: o Futebol Clube do Porto (FCP), o Theatro Circo e a Universidade do Porto, respectivamente. Apesar de se tratar de áreas aparentemente com pouco em comum, a experiência quotidiana destes, como de todos os técnicos de comunicação, passa inevitavelmente pela exploração das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), muito particularmente da Internet, como paradigma das sociedades contemporâneas. Daí a pertinência de invocar a questão da virtualidade.

Os intervenientes reconhecem que a dimensão cibernética é, hoje, crucial para a sobrevivência das instituições: não existir no ciberespaço, equivale a não ter existência real. No âmbito das suas funções insistem, por isso, uso do e-mail e, sobretudo, na manutenção contínua dos websites, que funcionam como voz oficial das organizações. Referindo-se ao carácter ubíquo desta ferramenta, Jaime Teixeira destaca a possibilidade de estender o contacto aos adeptos e associados que residem noutros continentes. «O site chega onde o clube não chega», sustenta.

Para além da ubiquidade, os convidados apontam ainda o imediatismo e a interactividade como vantagens da Internet em relação aos media tradicionais. As organizações podem divulgar notícias e eventos quase em tempo real, mantendo os seus públicos permanentemente actualizados e, da mesma forma, obter um feedback mais intenso e directo, a partir do qual definem com maior rigor as estratégias de comunicação. Pelas suas múltiplas potencialidades, o site é, assim, «a melhor forma de atingir os sócios», acrescenta o representante do Futebol Clube do Porto neste encontro. Vasco Ribeiro, professor e coordenador de assessoria da Universidade do Porto, corrobora esta perspectiva ao identificar o website como o principal instrumento de gestão de informação e, por conseguinte, como «o principal factor de venda da universidade».

Apesar da centralidade dos recursos cibernéticos na veiculação e ampliação da imagem das instituições, os convidados ressalvam o papel de outros factores na construção da sua identidade e imagem pública. «A reputação vai-se criando durante a vida. Não é virtual. É real e precisa de ser trabalhada continuamente», explicou Paulo Brandão, reportando-se à origem, história e tradição do Theatro Circo como elementos-chave na definição da sua personalidade.

Vasco Ribeiro chama a atenção para a necessidade de adequar os canais aos diferentes públicos. Nesse sentido, apostar apenas na comunicação virtual significa deixar de parte uma parcela do público que ainda não está familiarizada com as novas tecnologias, como é o caso das gerações mais velhas. Por isso, os suportes tradicionais, como o papel e, sobretudo, o contacto directo continuam a ser essenciais na gestão da reputação ou imagem pública das organizações.

Texto e imagem: Joana Patrão e Marlene Pereira

domingo, março 25

Breve

Televisão por cabo cresce 1,4% em 2006

O serviço de televisão por cabo conquistou, no último trimestre de 2006, cerca de 20 mil assinantes, a somar aos 1,4 milhões que já constavam dos registos, noticia o Diário Económico, com base em informações da ANACOM. Este acréscimo corresponde a um crescimento de 1,4% em relação ao período homólogo do ano 2005.

Actualmente, cerca de 13,4% dos portugueses beneficiam do serviço. Em termos regionais, a Madeira e o Alentejo são os pontos de maior penetração da televisão por cabo, com 72,5 e 9,3% respectivamente. No período em análise, foi, contudo, no Norte que se registou o maior crescimento (3,1%).

sexta-feira, março 23

Sargento Gomes aparece publicamente com a filha “adoptiva”

A pequena Esmeralda apresentou-se na passada quarta feira no Centro Hospitalar de Coimbra acompanhada pelos pais adoptivos, o Sargento Gomes, detido preventivamente desde o mês de dezembro, e sua esposa Maria Adelina Lagarto.
A menina, que se encontra à guarda do casal Gomes desde os três meses de idade, começou esta semana a ser seguida por uma equipa de pedopsiquiatras do Centro Hospitalar de Coimbra. No entanto esta consulta é apenas a primeira de muitas outras. Decretados pelo Tribunal de Torres Vedras, estes encontros servirão para elaborar um relatório no qual constará uma descrição detalhada do estado médico e psiquiátrico da criança. Este documento deverá ser entregue à juíza responsável pelo processo até 10 de Abril, data em que serão tomadas decisões relativas ao poder paternal da menor. Este procedimento é uma proposta e visa a atribuição temporária da guarda da pequena até à decisão definitiva sobre a respectiva tutela.
Segundo a agência Lusa o casal Gomes saiu do centro hospitalar acompanhado pela advogada, Sara Cabeleira, que declarou "foi cumprida integralmente a ordem do Tribunal". A dúvida quanto ao presença da menina nesta secção manteve-se no ar até á hora da consulta, visto que quando o Tribunal fixou a data desta primeira avaliação Maria Adelina encontrava-se em parte incerta com a criança.
O facto do pai biológico desconhecer a data da avaliação médica feita a criança causou polémica. Em declarações ao JN um dos advogadosb de Baltazar Santos Nunes mostrou o seu desagrado perante o sucedido afirmando: "É inconcebível que uma pessoa que é procurada pelas autoridades, consiga mover-se com esta facilidade, sem que seja, sequer, identificada pela Polícia". "para algumas pessoas, a lei é observada, para outras, parece não existir", acrescentou.
Sabe-se ainda que até ao dia de hoje o Sargento Gomes continua em prisão preventiva por se tratar de um caso de sequestro de menor, considerando o tribunal que "há perigo de continuação da actividade criminosa". Contudo ao que o DN conseguiu apurar junto da PJ, não há mandados activos contra Adelina Lagarto.

quinta-feira, março 22

Células estaminais podem auxiliar tratamento do cancro

Dentro de alguns anos, as células estaminais poderão auxiliar o tratamento de doenças cancerígenas. Este foi o resultado de um trabalho de investigação levado a cabo por um grupo de investigadores do IPO de Lisboa.

Na apresentação deste estudo, que decorreu ontem em Coimbra, o coordenador do mesmo, Sérgio Dias, explicou ao JN que as células estaminais podem ser utilizadas para "bloquear vasos sanguíneos que alimentam células cancerígenas".

Este processo consiste na manipulação em laboratório de células, previamente isoladas, do cordão umbilical, de embriões ou da medula óssea (em adultos). As novas novas células serão então usadas para tentar bloquear ou substituir as células dos vasos de tumores cancerígenos ou de outras doenças vasculares.

Embora ainda não se possa falar numa "revolução" contra o cancro, trata-se de "mais um método para o seu tratamento e que até agora não tem sido explorado", acrescentou Sérgio Dias. Sendo que, o uso actual de drogas poderá vir a ser substituído por uma nova estratégia que "já foi testada em ratinhos(cobaias) e com bons resultados", acrescentou.

Para além do cancro, outras patologias poderão ser tratadas com o auxílio das células estaminais, nomeadamente a diabetes, doenças cardíacas, Alzheimer e Parkinson, revelou João Ramalho Santos, Investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. O investigador considera ainda que pode estar-se "à beira de uma revolução para curar doenças que ainda não têm cura".

quarta-feira, março 21

RTP1 emite documentários sobre sociedade portuguesa

«Portugal, um Retrato Social». Assim se chama a nova série documental que a RTP1 emitirá semanalmente, já a partir da próxima Terça-feira, dia 27.

Constituída por sete episódios, a série foi concebida para "compreender como era o nosso país há trinta anos e como se situa nos tempos presentes, dando também perspectivas do seu futuro", explicou o investigador António Barreto, autor e locutor do documentário (conforme citação do DN).

Realizado por Joana Pontes, o projecto é o resultado de dois anos de trabalho de uma equipa com quinze elementos.

A inauguração cabe a «Gente Diferente», o primeiro episódio, que traça um retrato demográfico da população portuguesa: quem somos, quantos somos e onde vivemos. O segundo episódio, «Ganhar Pão», é uma resenha dos hábitos e dinâmicas de trabalho dos portugueses nos últimos 50 anos. Em «Mudar de Vida» explora-se o binómio cidade-campo. O quarto episódio, «Nós e os Outros», perspectiva a sociedade portuguesa do ponto de vista da multi-etnicidade e multi-confessionalidade. Em «Cidadãos», é consagrado espaço às questões da cidadania: a democracia, a economia e os direitos sociais e políticos. O sexto episódio, «Igualdade e Conflito», aborda a questão das classes sociais. A encerrar a série, «Um País Como os Outros», a ser exibido no dia 8 de Maio, analisa Portugal no contexto europeu e releva as semelhanças entre esses dois domínios.

A banda sonora é da responsabilidade de Rodrigo Leão, com seis instrumentais, cinco inéditos e um já antigo.

Imagem: http://tbn0.google.com/images?q=tbn:6xCzRanEdhmEiM:http://jpn.icicom.up.pt/imagens/media/RTP.jpg

segunda-feira, março 19

Acidentes e doenças de trabalho afectam 35% dos europeus

Segundo um estudo da Comissão Europeia, noticiado hoje pelo DN, a crescente terciarização da economia e as novas dinâmicas do mercado laboral estão a provocar efeitos nocivos na saúde e na segurança dos trabalhadores.

O estudo, citado no relatório Trabalho e Saúde na EU de 2002, estima que cerca de 8 milhões de pessoas na Europa dos quinze (correspondentes a 15% da população europeia), sofrem de problemas de saúde provocados ou agravados pela sua actividade profissional. Em 53% dos casos trata-se de “doenças musculo-esqueléticas” – hérnias, tendinites, dores lombares – provocadas por má-posição, movimentos repetitivos ou manuseamento de pesos. As doenças depressivas (stress, ansiedade, depressão) são responsáveis por 18% dos casos identificados, seguidas das doenças pulmonares, que totalizam 8% das situações.

Implicações económicas

Os problemas de saúde identificados resultam em 350 milhões de dias de trabalho perdidos anualmente. Um valor equivalente às faltas por doenças naturais. Tais faltas são custeadas pelos cidadãos contribuintes, pelas empresas, que têm que suportar os subsídios de doença e os decréscimos produtivos e, por último, pelos sistemas de Segurança Social.

Face a este panorama, Bruxelas adoptou em Fevereiro uma nova política de saúde e segurança laboral que visa reduzir em 25% os acidentes e doenças ligados ao trabalho.

Portugal lidera o ranking de acidentes de trabalho

Dados de 2002, apontam um total de 248 mil acidentes de trabalho não mortais registados em Portugal. O nosso país torna-se, assim, o membro europeu com maior prevalência deste tipo de sinistralidade. Os acidentes mortais estão, no entanto, a diminuir, tendo passado de 181, em 2003, para 157 em 2006.

Quanto às doenças músculo-esqueléticas, 39% dos portugueses activos queixam-se de dores nas costas e nos membros superiores.

As estatísticas do Ministério do Trabalho (2002) indicam que se perdem mais de 7,6 milhões de dias de trabalho por ano por acidentes de trabalho, uma média de 43,1 dias por acidente. Embora a indústria transformadora e a construção sejam, tradicionalmente apontadas como "as profissões de risco", pela maior incidência de acidentes de trabalho nesses sectores, é na educação que o número médio de dias de ausência por acidente é mais elevado: 55,8 dias.

As principais vítimas em Portugal, tal como no resto da Europa, são os mais jovens e os mais velhos, os trabalhadores com contrato precário e empregados em pequenas e médias empresas.

quarta-feira, março 14

Estudo revela que portugueses usam a Internet maioritariamente para enviar e-mails

Segundo o jornal Metro de anteontem, os portugueses usam a Internet, na sua maioria, para enviar e-mails. Esta foi uma das conclusões de um estudo efectuado pela empresa Cetelem que visava traçar um cenário sobre o modo como a rede está presente no quotidiano do país.
----------
De acordo com o mesmo trabalho, para além dos e-mails (71,2 por cento), as pesquisas (69,5 por cento), pesquisa de produtos (43,3 por cento) e os downloads de músicas (34,3 por cento), são as principais actividades referidas. Com este estudo verificou-se, também, a adesão dos portugueses à blogomania comprovada pela criação, em média, de 400 blogues por dia.
----------
A Internet faz parte do quotidiano do país, tendo-se tornado num forte “vício”, uma vez que 71,7 por cento dos inquiridos de Norte a Sul afirmam estar on-line todos os dias, 18,6 por cento entram na rede pelo menos uma vez por semana e dez por cento só se ligam, em média, uma vez por mês. Os cenários escolhidos para a navegação são o local de trabalho e a casa, com um período médio de duração de 60 minutos.
----------
O inquérito revela ainda que existem diferenças de género a nível de navegação. Enquanto que os homens procuram informação relacionada com a informática, electrónica de consumo e automóveis, o interesse das mulheres passa pelos livros, mobiliário e vestuário.
----------
imagem: http://www.rubenspaiva.com/noticias/images/NOT368.jpg?rand=10

"Gata na Neve" chega ao fim

Terminou no dia 10 a edição 2007 da Gata na Neve, semana desportiva organizada pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e realizada pelo segundo ano consecutivo na região da Cerdanya (Pirinéus Orientais). O evento contou com poucos participantes, mas a associação estudantil mostra-se satisfeita com o balanço final.

________________

Chegou ao fim no Sábado mais uma edição da Gata na Neve, actividade desportiva promovida anualmente pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). Como vem sendo habitual, as modalidades de esqui e snowboard concentraram a atenção dos participantes durante a semana, e na quinta feira iniciados e veteranos realizaram uma prova desportiva em que testaram a técnica adquirida nas aulas diárias.

O evento decorreu, uma vez mais, na região da Cerdanya, escolha justificada pelo rápido e fácil acesso a diversas estâncias de neve, quer francesas quer espanholas.

A edição 2007 da Gata na Neve contou com uma baixa adesão quando comparada com anos anteriores, que Pedro Dias, representante do Departamento Desportivo da AAUM, pensa poder justificar-se pelas más condições de neve verificadas ao longo deste Inverno, por um lado, e pelas implicações das alterações académicas introduzidas pela adaptação dos cursos ao Processo de Bolonha, por outro.

O dirigente associativo afirma, no entanto, poderem «fazer um balanço final muito positivo», de uma semana em que «o espirito de aventura e a camaradagem entre todos os participantes foram os grandes vencedores».

A actividade contou também com a presença de elementos das Universidades do Porto e Aveiro.

(foto: AAUM)

terça-feira, março 13

Cavaco Silva visita maior parque eólico europeu

Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República, visitou ontem o parque eólico de S. Paio em Vila Nova de Cerveira, o maior investimento de sempre no concelho.
Este empreendimento, de cerca de 12,2 milhões de euros conta desde Fevereiro do ano passado com cinco aerogeradores e foi implantado numa zona de montanha em terrenos baldios.
Esta visita inaugura a segunda etapa do Roteiro da Ciência que integra um megaprojecto que nos próximos anos fará nascer cerca de uma dezena de parques do género na região do Alto Minho.
A chegada das eólicas tem sido encarada de bom agrado. No entanto o mesmo não se pode dizer da implementação das ventoinhas gigantes no terreno. No concelho de Melgaço alguns populares discordam quanto ao lugar de instalação do projecto. Ainda no que respeita a polémicas, também a população de Arcos de Valdevez se faz ouvir na medida em que se protesta contra a construção de uma linha de alta tensão, que, segundo os habitantes da cidade passa “pelo meio das casas”.
Segundo noticiou o jornal Público parece que a situação já está resolvida. A empresa Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho ter-se-á comprometido a “fazer alguns ajustes” com o objectivo de afectar o mínimo possível as zonas de maior povoação. Em declarações ao jornal Sol um dos responsáveis do consórcio Empreendimentos Eólicos do Vale do Minho, Carlos Pimenta, salientou «É o maior projecto eólico de toda a Europa». Isto permitirá ao Alto Minho tornar-se exportador de electricidade.
Esta visita do Presidente da República simboliza um maior investimento de Portugal nas energias alternativas e um futuro “amigo do ambiente”. Actualmente são 48 parques eólicos no território português.

quarta-feira, março 7

Espanha contra anúncio da Dolce&Gabbana

A Dolce&Gababana irá retirar o seu anúncio publicitário do mercado espanhol. Esta comunicação surge no jornal Folhaonline.
Tal como aconteceu em Inglaterra(in Jornal de Negócios) também os espanhóis mostraram o seu desagrado face à uma publicidade da marca. O polémico anúncio mostra um homem prendendo braços de uma mulher no chão, enquanto outros quatro observam. O Ministério do Trabalho e das Questões Sociais espanhol, em declarações ao jornal Folhaonline, classifica o anúncio de ”ilegal e humilhante”. A ideia que faz a unanimidade dos espanhóis é a de que estamos perante uma humilhação para mulheres parece fazer a unanimidade do povo espanhol.
A marca responde à estes processos suspendendo a campanha mas apenas no território espanhol, “Vamos retirar essa foto somente do mercado espanhol” afirmam os representantes da marca ao “La Vanguardia”. A Dolce&gabbana não quis comentar o sucedido e classifica os espanhóis como sendo “um pouco atrasados”.
Imagem:http://f.i.uol.com.br/folha/ilustrada/images/0705465.jpg

terça-feira, março 6

Doença renal crónica afecta um em cada dez portugueses

Segundo o jornal Correio da Manhã, cerca de 800 mil portugueses sofrem de doença renal crónica, patologia que pode obrigar o doente à diálise ou mesmo à transplantação do órgão.
Numa tentativa de sensibilização da população para esta doença, a Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) assinala esta quinta-feira o Dia Mundial do Rim, recordando que esta patologia “constitui um grave problema de saúde pública”. A SPN alerta também para o facto de a diabetes e a obesidade serem potenciais propulsores do aumento do número de casos.
Anualmente são registados em Portugal 2200 novos casos de insuficiência crónica terminal, fase em que a doença conduz à falência do órgão, sendo que actualmente, o número de doentes dependentes de diálise ou de transplante renal é de 14mil. Em toda a Europa o rim é o órgão mais transplantado, seguindo-se o transplante de fígado, de coração e de pulmão. Já em Portugal este órgão é o segundo mais transplantado, seguido da córnea.
Com o objectivo de “facilitar a efectivação de transplantes”, o Governo apresentou uma proposta de alteração da antiga legislação, a qual obrigava à relação de parentesco até ao terceiro grau entre dador e doente, para que a doação pudesse ser efectuada em vida.

Breve:

Regina Pessoa vence festival de cinema de animação em Viena “História trágica com final feliz”, de Regina Pessoa, venceu a 4ª edição do único festival europeu de cinema de animação exclusivamente feminino - Tricky Women Award 2007. Esta é já a 39ª distinção da cineasta portuguesa a juntar aos Grandes Prémios do Festival de Annecy, o festival de animação mais importante do mundo, do Sicaf, na Coreia do Sul, do Mecal, em Barcelona, e ainda os quatro prémios do Cinanima. Esta curta valeu também a Regina Pessoa, de 37 anos, a nomeação para o Cartoon d'Or, para os Genie Awards e para os Les Lutins du Court Métrage, ficou na "short list" dos Oscars de Hollywood e dos Césares da Academia Francesa. Fonte: http://jn.sapo.pt/2007/03/05/cultura/regina_pessoa_vence_39o_premio_curta.html -------------------- Imagem: http://agencia.tomatique.com/pt/filmes/126/

segunda-feira, março 5

Presidente da República anula indulto concedido a fugitivo

O Chefe de Estado português, Cavaco Silva, revogou hoje o indulto que concedeu no Natal ao cidadão e empresário Américo Mendes, que se encontrava em situação ilegal por se furtar ao cumprimento da pena de prisão que lhe foi aplicada, fugindo para o estrangeiro. A decisão do Presidente da República é tornada pública dois dias antes do ministro da Justiça, Alberto Costa, apresentar explicações sobre o caso no Parlamento.

Desconhecendo o facto de o proprietário de discotecas ser procurado pela autoridades nacionais portuguesas e estrangeiras, por se ter evadido para o Brasil e Moçambique quando tinha a cumprir uma pena de quatro anos e meio, o Presidente da República concedeu o perdão sobre os seis meses de prisão que lhe foram aplicados num outro processo.

O perdão concedido baseou-se na proposta de indulto que fora apresentada pelo ministro da Justiça. Segunda noticiara o jornal on-line Portugal Diário, a proposta, que continha pareceres favoráveis, incluindo o do Tribunal de Execução de Penas, aludia à reintegração social do condenado. A proposta apontava ainda como atenuante o facto de este já ter procedido ao pagamento de uma multa de cerca de 25 mil euros, associada à pena de prisão de seis meses.

Quando o caso foi denunciado pelo jornal Expresso a 3 de Fevereiro, Alberto Costa alegou não ter sido informado de condenações anteriores. A inspecção realizada (anunciada no dia 19), concluiu que houve elementos provenientes da Polícia Judiciária e do Registo Criminal que não foram tomados em consideração na avaliação do processo. «Tais elementos encontravam-se actualizados, mas os registos em causa não eram de leitura evidente», explica a nota, segundo citação do Diário Digital. A mesma fonte acrescenta que no pedido de indulto apresentado, «foram omitidos elementos relevantes da situação criminal do interessado».

Segundo o Diário Digital, a Presidência justifica a reabertura do processo pela existência de tais «factos pré-existentes» que eram desconhecidos. Tomando-os em consideração, Cavaco Silva decidiu hoje revogar o decreto que concedeu o indulto ao foragido Américo Pereira Mendes.

Foto: http://english.people.com.cn/200601/23/images/0122_D50.jpg

Festival de Tunas Femininas em Castelo Branco

Nos passados dias dois e três de Março teve lugar, em Castelo Branco, o festival de tunas II Olimpo - Festival de Tunas Femininas, organizado pela Tuna Feminina do Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Musas D’Castell.
----------
O espectáculo, que decorreu no Cine-Teatro Avenida (uma sala com 700 lugares) teve início, no primeiro dia, pelas 21 e 30 e contou com a presença de várias tunas, a saber: Noctuna (Politécnico de Leiria), vencedora do I Olimpo, Sirigaitas (Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto), MariaFontuna (Instituto Superior de Saúde do Alto Ave), Tun‘Obebes (Universidade do Minho), e, por último, Damastuna (Universidade Autónoma de Lisboa).
----------
Na altura da entrega dos prémios o nervosismo era inevitável e os prémios ficaram distribuídos da seguinte maneira: melhor tuna - Damastuna; "passa calles" - Sirigaitas; segunda melhor tuna, melhor instrumental, melhor solista, melhores pandeiretas e melhor porta-estandarte – Noctuna.
----------
No que concerne ao segundo e último dia deste festival, as tunas tiveram a oportunidade de confraternizarem mais um pouco num almoço de despedida na Escola Superior de Tecnologia.
----------
Imagem: http://noctuna-leiria.blogspot.com/

sexta-feira, março 2

Cidadão marroquino morre após rixa com um português

De acordo com o noticiado no site do jornal Sol, um cidadão de nacionalidade marroquina morreu hoje no Hospital Padre Américo, em Penafiel, após uma rixa com um português.
----------
Segundo uma fonte da GNR, as agressões entre os dois homens (que aparentavam ter 30 anos) teve lugar em Novelas, pelas 2h30. Embora ainda não esteja apurada a sua causa, acredita-se que a rixa esteja relacionada com motivos fúteis.
----------
O caso foi participado à Polícia Judiciária e enquanto o cidadão marroquino morreu cerca de três horas após os ferimentos, o português encontrava-se ainda, a meio da tarde, internado no Hospital Padre Américo.

Inscritos em doutoramentos mais do que triplicaram nos últimos oito anos

Entre os anos lectivos 1997/98 e 2005/06, registou-se um "aumento notável quer dos inscritos nos cursos de doutoramento, quer nas especializações pós-licenciatura e pós-bacharelato, que registam taxas de 226,5 por cento e 237,3 por cento, respectivamente”, observa o relatório “Evolução do número de inscritos no ensino superior" (conforme citação do Público)

Segundo o documento, apresentado ontem pelo Observatório da Ciência e do Ensino Superior, enquanto que no ano lectivo 1997/98, os doutorandos eram apenas 0,75 por cento dos inscritos; em 2005/06 representavam já 2,32 por cento, o que se traduz num ritmo de crescimento anual de cerca de 16 por cento. Em compensação, os bacharelatos perderam terreno, representando em 2005/06 apenas um por cento dos inscritos, quando em 97/98 eram 22,4 por cento do total.

Nesse período, o número total de inscritos no ensino superior público cresceu 21,6 por cento. A mesma tendência não se regista no ensino privado, cuja frequência sofreu uma regressão de 24,03 por cento, segundo a mesma fonte.

O relatório dá conta ainda de uma evolução negativa do ensino universitário em relação ao politécnico, que, nesse lapso temporal, reforçou a sua posição no quadro das instituições de ensino superior.

Maioria feminina e preferência pelos cursos de Saúde

O sexo feminino mantém a sua presença maioritária no contexto universitário apesar de uma ligeira queda: de 56 por cento em 97/98, passa para 55 por cento em 2005/06. Quanto ao sexo masculino, embora em minoria, regista um aumento de 1 por cento em igual período.

A área da Saúde e de Protecção Social concentra 16 por cento dos inscritos, o que representa um aumento na ordem dos 144 por cento. Ainda assim, é a área das Ciências Sociais, o Comércio e o Direito que "contribui, em cada ano, com o maior número de inscritos" (31 por cento), a que se segue a área da Engenharia, Indústrias Transformadoras e Construção, com 20 por cento. A Educação perdeu 48,7 por cento de inscritos desde 2001/2002, devido à consciencialização das parcas possibilidades que esta área oferece em termos de empregabilidade.

Lisboa e o Porto são os distritos com maior número de alunos a frequentar o ensino superior, dados que poderão ser explicados em grande parte pela maior concentração populacional nessas regiões. No entanto, é Portalegre que recolhe o maior aumento percentual, de cerca de 93 por cento. O distrito da Guarda destaca-se pela variação inversa, com um decréscimo de aproximadamente 49 por cento.

quinta-feira, março 1

Breve

Media Capital projecta lançamento de estação radiofónica em Março

M80. Assim se chama a estação de rádio que a Media Capital Rádios (MCR) pretende lançar ainda no mês corrente.

Embora se trata de um projecto originalmente espanhol, será feito "de raiz" e "adaptado ao mercado português", adianta a fonte oficial da empresa, segundo citação do Público.

Assim que entrar no activo, a nova rádio apostará nos grandes sucessos dos anos setenta, oitenta e noventa.

Miguel Cruz, que actualmente dirige as estações Best Rock FM e Romântica FM, será o responsável pela estação.

Diário de Notícias galardoado com quatro prémios de âmbito internacional

Na 28ª edição do

Na 28ª edição do

Diário de Notícias galardoado com 4 prémios de âmbito internacional

Na 28ª edição do Na 28ª edição do «Best of Newspaper Design Creative Competition», organizada anualmente pela Society for News Design (SND), o Diário de Notícias (DN) arrecadou quatro menções honrosas, a juntar aos já cerca de 50 galardões conquistados ao longo do seu percurso noticioso.

Os trabalhos artísticos que mereceram reconhecimento são: o redesign do jornal, executado pelo designer Henrique Cayatte; uma capa do suplemento 6ª, editado por Nuno Galopim e coordenado, ao nível artístico, por Cayatte; um portfolio individual do cartoonista André Carrilho; e uma primeira página, ilustrada pela caricatura de Carrilho sobre o Orçamento do Estado.

A premiação representa para os profissionais do DN, muito particularmente para os responsáveis pelo arranjo gráfico, "o auge de um percurso além-fronteiras". "O trabalho foi intenso e grande o investimento de todos os envolvidos", garante um dos responsáveis pelo departamento de Arte, conforme citação do DN de hoje.

Não é a primeira vez que a SND reconhece a criatividade e arrojo do Diário de Notícias ao nível do design. Já em 1999, o jornal se destacou entre os cerca de 14 114 candidatos, conquistando o galardão de ouro, a par de nomes como o New York Times, o El Mundo e o El País.

A 28ª edição do evento ainda não está disponível on-line.

Imagem: http://dn.sapo.pt//2007/03/01//capa.gif