sexta-feira, dezembro 29

Dolly para o jantar?

O leite e a carne de alguns animais clonados e seus descendentes são seguros para o consumo humano e podem ser vendidos nos Estados Unidos, anunciou ontem a Food and Drug Administration (FDA), numa histórica decisão que deixa esta polémica tecnologia mais perto do quotidiano dos cidadãos norte-americanos.

Após a divulgação do relatório preliminar de uma série de estudos realizados por uma equipa de cientistas da Food and Drug Administration (orgão que regula medicação e alimentos nos Estados Unidos), este será agora submetido a consulta pública. Se receber aprovação final, a decisão permitirá pela primeira vez nos EUA a venda de carne bovina, suína e caprina clonada, mas não ovina, já que a agência disse não ter ainda informações suficientes sobre esta última.

O processo adivinha-se, no entanto, moroso e controverso, já que mais de metade dos consumidores entrevistados numa pesquisa divulgada no passado mês de Novembro pelo Conselho Internacional da Informação Alimentar disse que dificilmente compraria alimentos derivados de animais clonados, independentemente do que diga o governo.

(com Reuters)

(foto: http://i.cnn.net/cnn/2003/WORLD/europe/02/14/cloned.dolly.dies/story.dolly.ap.jpg)

quarta-feira, dezembro 27

Morte de James Brown deixa “soul” de luto

James Brown, o “Godfather do Soul” morreu na madrugada do dia de Natal, num hospital de Atlanta, vítima de pneumonia.
----------
O cantor nasceu a três de Maio de 1933 (ou em 1928 pois há quem diga que só foi registado aos cinco anos de idade) e soube desde cedo que queria ser. Aos 15 anos ingressou no coro de uma igreja e aprendeu também a tocar piano e bateria. Um ano mais tarde, James Brown foi apanhado a roubar um carro e foi enviado para uma Casa de Correcção. Após sair da prisão fez parte de um grupo chamado “Gospel Starlighters”.
----------
Durante a sua vida foram conhecidos os seus problemas com droga, agressões à sua mulher, bem como as vezes em que esteve preso.
----------
James Brown foi considerado o “inventor” do "funk", o pai do “soul” e ficou sobretudo conhecido como o criador da música “Sex Machine”.
----------
No que concerne à sua carreira, gravou mais de 50 discos e foi vencedor de vários Grammys. Actuou várias vezes em Portugal, a última no ano de 1999 no Casino Estoril.
----------
De acordo com o site do jornal Expresso, desde que foi noticiada a morte de James Brown que milhões de admiradores têm deixado as suas mensagens no ciberespaço em homenagem ao cantor.
----------
foto: http://www.rtp.pt/index.php?article=264482&visual=16

terça-feira, dezembro 26

Pai Natal assalta posto de combustível na estrada Guimarães –Braga

Um homem disfarçado de "pai natal" assaltou no passado dia 19 o posto de abastecimento da Respol de S. João de Ponte, em Guimarães.
Faltavam apenas dez minutos para as 23horas, quando um indivíduo vestido de "pai natal" invadiu o posto de gasolina de São João da Ponte, entre as Caldas das Taipas e Guimarães. Visto que o dia da consolada se ia aproximando, o funcionário de serviço não prestou atenção ao assaltante já que julgava se tratar de uma brincadeira.
A brincadeira foi de pouca duração já que velhinho de barbas brancas se apressou de apontar uma arma ao empregado, apanhado de surpresa. Este, assustado, não ofereceu resistência e entregou todo o dinheiro que continha a caixa. Em declarações ao JN, um funcionário da Repsol confessou que o colega «nunca imaginou que se pudesse tratar de um assalto» ficando mesmo «traumatizado».
Ao que o JN conseguiu ainda apurar o criminoso terá chegado a pé, sozinho e muito tranquilo. Após o assalto ter- se- a ido embora com um saco cheio de dinheiro como se nada tivesse acontecido, beneficiando do facto do sistema de videovigilância se encontrar avariado. Na opinião da polícia o assaltante «Devia ter algum carro nas imediações».
Numa altura em que ainda não se sabe ao certo a quantia roubada, a PJ continua à procura do "pai natal".
Joana Patrão

domingo, dezembro 24

10 milhões de velas pela Paz

Ao cair da noite de hoje Portugal será iluminado, pelo quarto ano consecutivo, pela chama de “10 milhões" de velas, que arderão em prol da paz no mundo.

A iniciativa, promovida pela Cáritas (instância oficial da Igreja para a promoção da sua acção social), pretende motivar cada cidadão para a aquisição de uma vela, que será acesa hoje por iniciativa de cada pessoa ou família, simbolizando a adesão à causa da Paz.

De acordo com declarações de Luísa Correia, porta voz da instituição, à agência Lusa, a operação “10 milhões de estrelas - um gesto pela paz” pretende «sensibilizar as pessoas para os valores da paz», sobretudo numa altura em que as pessoas estão bastante viradas para o consumismo.

Segundo informação da Cáritas, o lema da campanha para este ano é "O valor do idoso no mundo contemporâneo", pretendendo chamar a atenção da sociedade para a «realidade concreta em que muitos dos nossos idosos vivem hoje». Deste modo, das verbas recolhidas na campanha, 30 por cento serão enviados pela Cáritas Portuguesa para um projecto de apoio a idosos carenciados em Fortaleza, no Brasil. Os restantes 70 por cento serão distribuídos pelas várias Cáritas Diocesanas portuguesas, que irão igualmente apoiar projectos nacionais nesta área.

Esta campanha inspira-se na operação "Velas", lançada em 1984, em Annecy (França), pela Cáritas Diocesana local, que convidou as pessoas a acenderem velas durante o Advento, num gesto simbólico de alerta para a necessidade de construção da Paz no mundo. Em 1991 a campanha adoptou o nome “10 milhões de estrelas” e passou para o período do Natal. Chegou a Portugal no ano 2003, adoptando a designação final de “10 milhões de estrelas - um gesto pela paz”.

quarta-feira, dezembro 20

Carolina Salgado vai publicar segundo livro

A ex-companheira do Presidente do Futebol Clube do Porto Jorge Nuno Pinto da Costa, Carolina Salgado, confessou no passado domingo ao Correio da Manhã a sua intenção de publicar um segundo livro.

Numa altura em que o Ministério Público pensa em analisar a sua obra «Eu Carolina», que já se encontra nas bancas, a autora confessa ao Correio da Manhã que o seu segundo livro já está escrito mas ainda não foi divulgado publicamente para não «atrapalhar» a investigação decorrente acerca do “Apito Dourado”.
A ex-namorada do Presidente azul e branco assegurou, no dia em que ia ser presente no tribunal de Gondomar, que a futura publicação será composta de matéria explosiva devidamente documentada. Em declarações ao Correio da Manhã Carolina Salgado esclarece:«O primeiro livro só teve casos genéricos que já eram do domínio público, mas o segundo vai mexer e sério.»
O novo livro contará portanto com menos fotos do que o precedente mas contará com alguns documentos que poderão comprometer seriamente Pinto da Costa e a sua posição à frente da SAD portista.
Segundo o jornal Portugal Diário antes de qualquer tipo de investigação um processo de cruzamento de dados com os diversos departamentos do Ministério Público será instaurado.
Joana Patrão

segunda-feira, dezembro 18

Ranking da FIFA: Portugal termina 2006 no oitavo lugar

Portugal subiu este mês um lugar no ranking da FIFA e vai terminar 2006 na oitava posição, numa classificação que, pelo quinto ano consecutivo, é liderada pelo Brasil, revelou hoje o organismo máximo do futebol mundial.

Num ano em que conseguiu alcançar pela segunda vez na sua história as meias-finais de um Campeonato do Mundo, Portugal acaba o ano de 2006 no "top ten" da FIFA. O Brasil, com 10 vitórias e apenas uma derrota, continua a ser a equipa mais pontuada para a FIFA, enquanto a Itália, campeã mundial, foi premiada com a maior ascensão de 2006, subindo de 12º para segundo. De notar ainda que, à excepção das selecções canarinha e Argentina (terceiro lugar), a primeira equipa não europeia do ranking é a selecção da Nigéria, classificada no nono posto.

De relembrar que o ranking da FIFA (oficialmente denominado Ranking Mundial FIFA/ Coca-Cola), é um sistema que classifica de acordo com os préstimos nas competições em que participam as 207 selecções nacionais de futebol associadas à organização. Desde a sua criação, em Agosto de 1993, este ranking tornou-se desde logo um importante indicador para estas selecções, permitindo-lhes saber em que patamar se encontram no panorama futebolístico mundial e também o modo como se efectua a sua progressão. Já passou por diversas reformulações, sendo a mais recente após o Mundial de 2006, na Alemanha.

Esta última grande mudança, com vista a compensar alguns desequilíbrios, residiu no facto de agora em diante se contar apenas resultados dos últimos quatro anos e não oito, como anteriormente. Além disso, passou a haver um cálculo directo dos resultados (3 pontos por vitória, um por empate e zero por derrota), quatro níveis diferentes de importância do jogo, de 1 a 4 (antes era 1 ou 2), e deixou de ser mais valorizada a vitória fora. Estas alterações provocaram uma revolução na anterior tabela do ranking, nomeadamente nos lugares de topo.

Assim, os dez primeiros classificados de 2006 são:

1. Brasil - 1588 pts.
2. Itália – 1560 pts
3. Argentina – 1551 pts.
4. França – 1523 pts.
5. Inglaterra – 1359 pts.
6. Alemanha – 1350 pts.
7. Holanda – 1305 pts.
8. PORTUGAL – 1258 pts.
9. Nigéria – 1242 pts.
10. República Checa – 1190 pts.

sábado, dezembro 16

Ministério da Administração Interna implementa programa digital de formação para polícias

O ministro da Administração Interna apresenta hoje, no Centro de Congressos de Lisboa, o «Portal de Formação», uma plataforma de e-learning destinada a promover e facilitar a aprendizagem contínua das forças policiais.

Segundo o MAI, «o novo Portal de Formação é uma importante medida de modernização tecnológica das forças de segurança, que visa apoiar a formação inicial e contínua dos seus profissionais e surge na sequência do Memorando de Entendimento assinado entre o Governo português e a Microsoft, enquadrado no Plano Tecnológico» (conforme citação do Diário Digital).

O sistema de gestão de conhecimentos e ensino à distância funciona com tecnologia Microsoft (Sharepoint Portal Server) e inclui um «currículo de literacia digital», já usado nos EUA. Com este programa os agentes da PSP e os militares da PJ poderão aceder aos conteúdos a partir de casa ou do trabalho, sem necessidade de grandes deslocações para os centros de formação presencial.

A apresentação decorrerá no âmbito da cerimónia de assinatura de um protocolo entre os Ministérios da Administração Interna, do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação para a promoção e certificação de competências escolares e profissionais dos efectivos das forças de segurança.

SINAPOL contesta não ter sido consultado

O Sindicato Nacional de Polícias considera ilícito não ter sido consultado a propósito da implementação do Portal de Formação.

O dirigente sindical, Armando Ferreira, acusa o Governo de violar a Lei 14/2002 de 19 de Fevereiro, que estabelece as condições de negociação entre o Governo e os sindicatos.

«Por tudo isto, vai pela primeira vez o SINAPOL pedir um parecer/informar a Procuradoria Geral da República destes claros atropelos a uma lei que põe em causa vários direitos constitucionalmente consagrados e que nem mesmo o interesse público o pode sobrepor, pois o direito à liberdade sindical é parte integrante da Constituição Portuguesa», adianta o sindicalista, em Declarações à LUSA, conforme citação do Diário Digital de hoje.

Apesar dessa falha, Armando Ferreira admite que a iniciativa é muito positiva.

Imagem: http://www.sinapol.net/PORTALSINAPOL.JPG

Já estreou «Artur e os Minimeus»

Estreou no passado dia 14 o filme de animação «Artur e os Minimeus». Realizado e produzido por Luc Besson (conhecido pelo filme «O Quinto Elemento»), conta ainda, no argumento, com Céline Garcia.
----------
Inspirado no clássico da literatura infantil com o mesmo nome, «Artur e os Minimeus» é a história de um rapaz de dez anos de idade, Artur, que se vê a braços com uma grande preocupação: uma empresa construtora quer ficar com a casa da sua avó com o objectivo de construir um novo edifício no local. O menino tenta encontrar um tesouro que pertencia ao seu avô e está escondido na terra dos Minimeus, pois acredita ser esta a solução para resolver aquela situação.
----------
A terra dos Minimeus é um mundo encantado, habitado por criaturas com dois centímetros de altura. É nesta terra que Artur conhece a Princesa Selénia e o irrequieto Betameche que o ajudam na sua busca pelo tesouro. Vivem uma perfeita aventura com acção, perigos e mistérios até chegarem à cidade proibida governada pelo M, “O Maléfico”. (O Primeiro de Janeiro)
----------
No que diz respeito ao elenco da versão original do filme este é constituído por Madonna, David Bowie, Ron Crawford, Snoop Dogg, Penny Balfour, Mia Farrow e Freddie Highmore.
----------
Quanto ao elenco português, segundo o site iol, é composto por André Raimundo, Luciana Abreu, Pedro Granger, Carmen Santos, Rui Mendes, Rita Blanco, José Pedro Vasconcelos, Paulo Oom, Carlos Vieira de Almeida, Heitor Lourenço, Nuno Guerreiro, Bruno Ferreira, Pacman, José Nobre, João Craveiro, Paulo B e Paula Neves.
----------
Imagem: http://www.iol.pt/cinema/art_ficha.php?ficha=&id=746452#

sexta-feira, dezembro 15

Crianças letãs vendidas para Porugal

Crianças letãs estão a ser exportadas para Portugal por alegada rede de pedofilia, denunciou o Centro contra a Violência da Letónia (DARDEDZE). A dirigente da associação para a defesa das crianças, Inguna Rauda declarou à agência Lusa que, das 318 crianças desaparecidas no ano passado, 14 ainda não foram encontradas. Inguna Rauda avançou, ainda, que “algumas dessas crianças foram enviadas para Portugal como mercadoria sexual”, sendo que a maioria das crianças que vieram para o nosso país “entraram em redes de prostituição infantil”. Nesta rota de tráfico de crianças estão também a Turquia, a Alemanha e a Espanha.
------------
Em colaboração com a DARDEDZE, o Instituto de Apoio à Criança (I.A.C.) integra um projecto de protecção de infância de âmbito internacional denominado Childoscope. A responsável pela área do desaparecimento de crianças do IAC, Alexandra Simões, explicou ao JN que a estrutura do Childoscope tem procedimentos específicos de transmissão de dados. As situações são participadas ao directório na Bélgica onde é feita a uniformização e distribuição para os países que integram o projecto. Em Portugal o I.A.C. tem já um serviço dedicado exclusivamente à questão das crianças desaparecidas – o SOS Criança – que, segundo dados da agência Lusa, em 2005 registou informações do desaparecimento de 48 crianças e jovens.
----------
Iniciado em 2003, o Directório Interactivo Europeu Childoscope, contém uma agenda de acontecimentos europeus e uma secção de publicações temáticas. Através do site, quase 300 organizações não-governamentais estão ligadas virtualmente entre 29 países.
----------
Conforme noticiou o JN, encontra-se em fase final de elaboração o Plano Nacional de Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos, no âmbito do qual se encontra a ser aperfeiçoado um sistema informático para uso das forças policiais, denominado “Observatório do Tráfico”.
----------
Liliana Marinho

terça-feira, dezembro 12

Presentes que ajudam quem ajuda

Estão já disponíveis, um pouco por todo o país e também em diversas lojas online, os catálogos de produtos disponíveis para compra/ oferta no Natal 2006, lançados por várias instituições de solidariedade nacionais e internacionais.

Reza a tradição que o Natal seja por excelência uma época de partilha, em que quase todos compram presentes para oferecer a familiares e amigos. Assim, e como vem sendo hábito, um grande número de instituições aproveita esta altura do ano para lançar campanhas de sensibilização e recolha de fundos ou catálogos de produtos, permitindo assim às pessoas a aquisição de bens ou serviços cujo valor da venda, total ou parcial, reverte a favor das causas por que lutam essas associações.

Para muitos, que vêm participando nestas campanhas ao longo dos tempos, adquirir um “presente solidário” é muito mais do que adquirir um presente. Antes, é ter a possibilidade de dar o seu contributo na transformação de vidas humanas, oferecendo-se a si próprio, em simultâneo, a satisfação de estar a contribuir para deixar o mundo amanhã um pouco melhor do que o encontraram hoje. Deste modo, a época natalícia é considerada como privilegiada para as instituições, uma vez que as pessoas mostram maior disponibilidade para ajudar.

A título de exemplo, a Acreditar (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro) apresenta este ano como sugestões de prendas solidárias livros didácticos, t-shirts, relógios e postais de Natal, entre outros. Estes produtos podem ser adquiridos nas bancas de Natal montadas pela Associação em grandes superfícies comerciais, de Norte a Sul do país.

A Fundação do Gil disponibiliza também artigos vários, como postais, sabonetes, agendas, copos, velas, t-shirts, pijamas, roupa interior de criança a relógios, que podem ser comprados directamente na Fundação ou no Mercado da Ribeira até ao dia 6 de Janeiro de 2007.

Livros, agendas e calendários 2007, postais de Natal, um cabaz de Natal e cartões de sócio Médicos do Mundo são as propostas feitas pelos Médicos do Mundo e que podem ser encontradas no seu site na Internet, cujo lucro reverte para os projectos da associação.

Além dos habituais postais, canetas e roupas, a Unicef oferece este ano desde artigos de papelaria, jogos, malas até artigos de decoração, que podem ser adquiridos na sua sua loja online.

A estas quatro associações juntam-se muitas outras, em luta por projectos locais, nacionais ou mesmo mundiais, tornando, assim, possível encher o sapatinho de familiares e amigos com presentes que ajudam quem ajuda.

(foto: http://www.toursforyou.pt/Imagens/newsletter/prenda.jpg )

Salário mínimo nacional chegará aos 500euros em 2011

Na passada terça-feira, dia 5 de Dezembro, foi estabelecido que o salário mínimo nacional passará para os 403euros a partir do próximo ano.

Os trabalhadores que presentemente adquirem 385,90euros mensais(valor actual do salário mínimo nacional) passarão a receber 403euros partir do próximo dia 1 de Janeiro. Essa soma atingirá os 450euros em 2009 para chegar aos 500euros em 2011. O aumento definido a partir de um acordo tripartido entre o Governo, as confederações patronais e as confederações sindicais terá importância no crescente aumento da remuneração mínima nacional. O acordo alude também à tomada de medidas de modernização de sectores de actividade como é o caso da indústria tradicional do Norte do país.
As reacções face a este acordo são muito positivas quer no seio dos trabalhadores quer para o patronato. Em declarações ao Jornal de notícias a CGTP atestou: «o objectivo do acordo é dar um indicador ao país que responsabiliza todos os portugueses numa necessidade de mudança, no combate à precariedade e à economia clandestina». Por sua vez a Confederação da Indústria Portuguesa qualifica o acordo como sendo “um desafio muito grande e difícil”.
No entanto fica por quantificar o valor do salário mínimo português para 2008 e 2010. Para estes dois anos o montante será definido de acordo com a evolução da economia nacional da altura.
Segundo José Sócrates, primeiro-ministro, esta união entre os vários parceiros sociais é uma aposta no futuro a qual irá diminuir as desigualdades sociais proporcionando aos trabalhadores com salários mais baixos um maior poder de compra.
Joana Patrão

sábado, dezembro 9

Seis Horas de Resistência Clássicos de Braga

A cidade de Braga recebe no presente fim de semana (9 e 10 de Dezembro) a última prova de automobilismo nacional de velocidade da temporada, as Seis Horas de Resistência Clássicos de Braga (9ª Edição). A prova, organizada pelo Clube Automóvel do Minho (CAM), será disputada na pista do Circuito Vasco Sameiro, contando, assim, com uma distância quilométrica de 3,021 km por volta.

Como vem sendo usual, os amantes dos Clássicos não quiseram perder mais uma oportunidade de competir e mostrar aos adeptos da modalidade as suas "relíquias" – à data do fecho das inscrições, a prova contava com 30 equipas inscritas, num total de 106 pilotos, de acordo com fonte do CAM.

Vencedores e vencidos dos anos transactos juntam-se novamente em pista mas, devido ao grande número de carros e homens em prova, torna-se complicado apontar os favoritos ao pódio. No entanto, o espectáculo e emoção habitualmente proporcionados por este tipo de evento estão com certeza garantidos.

No final dos treinos livres da manhã de hoje todos os veículos permaneciam aptos para os treinos cronometrados a realizar à tarde e para a prova de amanhã, havendo apenas a registar algumas saídas de pista sem consequências graves, quer para os pilotos, quer para os carros que conduziam.

A entrada para este acontecimento desportivo é livre, e os interessados podem ainda observar as várias viaturas clássicas que estarão em exposição no Paddock.

Horário
Sábado, 9 de Dezembro de 2006
11h30 - Treinos Livres
14h30 - Treinos Cronometrados
Domingo, 10 de Dezembro de 2006
10h00 - Início das 6 Horas de Clássicos

Nintendo lança consola Wii na Europa

A nova consola da Nintendo, Wii, foi lançada no dia 7 de Dezembro na Europa.
----------
De acordo com o site do Jornal de Notícias e do Diário Digital, o primeiro mercado a ter a consola Wii disponível para venda foi o americano, onde, em apenas oito dias, foram vendidos 600 mil aparelhos. Posteriormente, em Tóquio, a consola esgotou em apenas duas horas ao serem vendidas 400 mil unidades. As filas para a sua aquisição começaram-se a formar 12 horas antes da abertura das lojas.
----------
Ainda segundo o Diário Digital, no mercado português foram disponibilizadas 5 mil consolas na quinta-feira passada e até ao fim do ano virão mais 5 mil. O aparelho está à venda no nosso país por 250 euros e antes do seu lançamento já tinham sido feitas 600 reservas. Ao mesmo tempo, a empresa irá lançar 20 jogos que vão desde o «Wii Sports» ao clássico «The Legend of Zelda», passando também pelo «Wii Play», com vários jogos tradicionais.
----------
Nas palavras da representante da Nintendo no nosso país, a concepção da Wii passa pela família: «A ideia não é fazer mais do mesmo, mas oferecer entretenimento aos utilizadores e uma máquina para toda a família».
----------
A última consola lançada também pela Nintendo em 2002, a GameCube, vendeu cerca de 8 mil unidades em Portugal.
----------

quinta-feira, dezembro 7

ERC nega cedência da RTP a pressões do governo

A Entidade Reguladora da Comunicação (ERC) anuncia que não encontrou «qualquer indício que sugira qualquer quebra na obrigação de independência da RTP face ao poder político na cobertura da época de incêndios" (conforme citação da RTP).

A controvérsia decorre do artigo «Como se faz censura em Portugal» da autoria de Eduardo Cintra Torres, no qual o canal de serviço público era acusado de ter cedido a pressões do governo no tratamento da temática em causa. «O governo está a recorrer a métodos ilegítimos para impedir a informação livre aos cidadãos de Portugal sobre os incêndios, quer no terreno, quer nas instruções que dá à RTP. E a Direcção de Informação da RTP está, na prática informativa, a vergar-se por completo ao interesse político do governo do momento», pode-se ler no artigo.

O presidente do Conselho Regulador da ERC, José Azeredo Lopes, garante também não existirem provas do alegado telegonema de um assessor governamental que, segundo o social-democrata Agostinho Branquinho, procurava dissuadir a RTP de transmitir um directo sobre os incêndios no Jornal da Tarde.

Foto:http://www.erc.pt/templates/imagens/logo.gif

Viana do Castelo volta a brilhar

Amanhã, dia 8 de Dezembro, a maior árvore natural natalícia da Europa abrilhantará a cidade de Viana do Castelo.
Do alto dos seus 49metros de altura e com dois metros de diâmetros a árvore vianense reaparece este natal ainda mais irradiante, proporcionando aos habitantes da cidade bem como aos turistas um magnifico momento de contemplação.
A árvore de natal, uma araucária excelsa de origem australiana, encontra-se no jardim do Slat, perto da igreja de S. António. A sua iluminação é do cuidado da Câmara Municipal da cidade de Viana. Neste processo de decoração é de notar que os funcionários responsáveis pela tarefa, Vítor Barbosa e Paredinha Afonso, executam o trabalho manualmente sem o auxílio de qualquer tipo de escada.
Um espectáculo a não perder a partir da próxima sexta-feira. Desloque-se até à Av. 25 de Abril e admirará cerca de 23mil lâmpadas a cintilar.
Joana Patrão

quarta-feira, dezembro 6

“7 Novas Maravilhas do Mundo” anunciadas em Lisboa em 2007

Com a deterioração das “Antigas 7 Maravilhas do Mundo”, a Fundação “7 Novas Maravilhas” estabeleceu um projecto para se nomearem as 7 novas do Mundo contemporâneo, numa cerimónia de Declaração Oficial, que decorrerá a 7 de Julho de 2007 (07.07.07), em Lisboa.
----------
Da “lista” das “Antigas 7 Maravilhas do Mundo” constavam:
----------
A Fundação “7 Novas Maravilhas” foi criada em 2001 pelo aventureiro suíço Bernard Weber, com a missão de proteger a herança da humanidade no Mundo. Uma das missões desta fundação é reconstruir a estátua do Buddha Bamitan gigante no Afeganistão.
----------
Segundo o site oficial desta "campanha" , um painel de especialistas da fundação, liderado pelo antigo dirigente da UNESCO Prof. Dr. Federico Mayor, seleccionaram, a 1 de Janeiro de 2006, 21 nomeados dentre 77 potenciais “7 Novas Maravilhas do Mundo”, que estão agora na fase final de votação. Esta fase, ainda a decorrer, contará com a “ajuda” das novas tecnologias: Internet e telefone/telemóvel. Terminará a meio do próximo ano (07.07.07) numa cerimónia de Declaração Oficial, em Lisboa, Portugal. A eleição da cidade para o evento foi anunciada a 5 de Setembro de 2006 em Atenas.
-----------
Os “candidatos“ são:
----------
O evento estará a cargo da agência de eventos portuguesa “Realizar Impact Marketing” conhecida pela sua capacidade de inovação e multimédia internacional, tendo uma cobertura maciça por parte dos média.

terça-feira, dezembro 5

Descobrimentos portugueses em exposição em Washington

«Encompassing the Globe: Portugal and the World in the 16th and the 17th Centuries» é o tema da exposição que decorrerá de 23 de Junho a 16 de Setembro de 2007, no Smithsonian Institution, o complexo de museus de Washington DC.

No certame, que versará sobre os descobrimentos portugueses, estarão expostas cerca de 300 peças, entre as quais pinturas, esculturas, manuscritos, mapas e primeiras edições impressas, oriundas de Portugal e de vários outros países com que os descobridores lusos contactaram ao longo do processo de expansão.

Segundo apurou o Expresso, a organização pretende com este evento contextualizar os norte-americanos para uma realidade histórica com a qual estão pouco socializados. «Os americanos sabem pouco da história portuguesa. Os nossos livros escolares seguem os Descobrimentos portugueses em África até Vasco da Gama e depois transferem a sua atenção (…) para Colombo e o continente norte-americano. O resto dos Descobrimentos são largamente ignorados e por isso os americanos os desconhecem. Eu quis contribuir para mudar isso», declarou Jay Levenson, o curador da exposição.

O projecto procurará ainda evidenciar o papel dos descobrimentos portugueses como motor do primeiro estágio do fenómeno de globalização.

O Ministério da Cultura avalia positivamente a iniciativa, considerando tratar-se de «uma mostra sem precedentes na sua dimensão e objecto», que permitirá projectar «o nome de Portugal à escala internacional», (conforme citação do Público).

Foto: http://semanal.expresso.clix.pt/imagens/ed1779/fotos/media/F1-A041.jpg

(Des) Igualdades entre géneros na viragem do século
Dados do estudo “A Condição Juvenil Portuguesa na Viragem do Milénio”, revelam que há uma tendência crescente para a igualdade entre os sexos.
Estudo encomendado pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto conclui as que raparigas permanecem mais tempo no sistema educativo e em níveis mais elevados. No período em estudo (1990 – 2005) verificou-se que as raparigas frequentam o sistema de ensino até mais tarde e em níveis mais elevados, motivo pelo qual o seu ingresso no mercado de trabalho é mais tardio o que por sua vez atrasa a conjugalidade e a maternidade. O número de empresárias e cargos de topo ocupados por mulheres têm vindo a aumentar.
O investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e coordenador do estudo, Vítor Ferreira, salienta que dos resultados estatísticos sobressai uma “pequena revolução feminina”. O cruzamento de dados relativos a sete áreas (demografia, família, educação, emprego e desemprego, saúde e condutas de risco, sinistralidade, justiça) comprova que a igualdade entre sexos é quase uma realidade.
Relativamente aos rapazes, este estudo evidencia que os rapazes abandonam a escola mais cedo, sendo que na maioria dos casos, não chegam a concluir o 9º ano de escolaridade entrando portanto mais cedo no mundo do trabalho acabando por serem «sobrerepresentados em fenómenos de delinquência, criminalidade, sinistralidade e condutas de risco».Há mais homens do que mulheres até à idade adulta, no entanto, «a partir da idade adulta, esta tendência inverte-se porque os homens começam a morrer mais cedo do que as mulheres», explica o estudo.
Outras conclusões dão conta que, desde os anos 90 até 2005, a população jovem registou um decréscimo de cerca de oito por cento, passando de um quarto para um quinto da população. As uniões de facto são cada vez mais recorrentes e os divórcios ocorrem cada vez mais cedo principalmente nos jovens entre os 25 – 29 anos. Na última década o desemprego entre os jovens licenciados quadruplicou. A hepatite e a tuberculose são as doenças que mais vitimam os jovens portugueses enquanto que as mortes por ingestão de drogas têm diminuído.
"Nem este estudo nem nenhum outro poderá fazer o perfil da juventude portuguesa, porque não existe uma juventude portuguesa. O que existe são tendências. Várias maneiras de os jovens serem jovens, conforme o sexo, os contextos sociais e até conforme a idade, porque dos 15 aos 29 anos passamos por vários ciclos de vida", afirma o sociólogo Vítor Ferreira em declarações ao Diário de Notícias.
Liliana Marinho

segunda-feira, dezembro 4

Dois prédios desabam em Coimbra

Na passada sexta-feira, dia de feriado nacional, pelas 16h26 deu-se a derrocada de dois prédios de quatro e cinco andares na baixa da cidade de Coimbra.
O desabamento dos dois edifícios causou um clima de pânico e de caos por toda a cidade. Em declarações ao correio da manhã, a proprietária de uma das lojas afectadas, Anabela Braga de 36 anos, contou«Vi uma vizinha a fugir com o filho, toda a gente a correr e a fecharem a rua. Quando olhei para cima vi o prédio a vir para cima de nós. Só tivemos tempo de fugir para o fundo da loja».
Segundo espectadores que assistiram ao episódio, o primeiro prédio ruiu seguindo-se do prédio vizinho poucos segundos depois. Foram os trabalhadores que estavam a recuperar o prédio que deram o alerta.
Até as 20h de sexta-feira não havia registro de vítimas mortais, no entanto duas pessoas sofreram crises de ansiedade e cinco moradores ficaram desalojados. Quanto aos danos materiais, são incalculáveis.
As causas da catástrofe ainda estão por apurar embora se suspeite de um problema na parede lateral, que poderá ter causado a colapso de um dos edifícios. No entanto, ao que se sabe, na terça-feira à noite tinha sido dado o alerta para o perigo de derrocada. «Foram feitos os trabalhos de escoramento e a Protecção Civil considerou que não havia nenhuma situação de risco, tirando a envolvente do prédio e a Travessa dos Gatos onde estava interdita a circulação», sublinhou o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, João Rebelo(In Correio da Manhã). A autarquia instaurou um inquérito para determinar responsabilidades.
Joana Patrão

sábado, dezembro 2

Médicos do Mundo - Portugal assinalam Dia Internacional da Luta Contra a SIDA

Como forma de assinalar o Dia Internacional da Luta contra a SIDA, os Médicos do Mundo – Portugal desenvolveram várias actividades relacionadas com a prevenção e combate desta doença, principalmente na área de Lisboa.
----------
A convite desta organização não governamental, vários artistas portugueses contribuíram para o leilão de um “Baú Surpresa de Natal” ao encherem uma caixa com objectos particulares e curiosidades. Desta forma, para além de esconderem objectos únicos que satisfazem o espírito coleccionador de quem admira o artista ou a banda, os baús servirão, ainda, de base de licitação de um leilão de solidariedade.
----------
Na capital de Portugal, as personalidades do mundo da música que contribuíram para o leilão visitaram o Bairro Quinta da Serra, local onde os Médicos do Mundo desenvolvem um projecto de prevenção do VIH e das Infecções Sexualmente Transmissíveis.
----------
A iniciativa do baú surpresa contou com a participação recorde de 38 músicos e grupos musicais. A lista dos participantes foi a seguinte:
Anjos, Blasted Mechanism, Blind Zero, Boss AC, Camané, Carlos do Carmo, Clã, Da Weasel, David Fonseca, Delfins, Dummador, Ena Pá 2000, Fingertips, Fonzie, GNR, Hands on Approach, João Pedro Pais, Lúcia Moniz, Luís Represas, Mafalda Arnauth, Mafalda Veiga, Mão Morta, Mariza, Mercado Negro, Mesa, Paulo Gonzo, Pedro Abrunhosa, Primitive Reason, Quim Barreiros, Rádio Macau, Santos e Pecadores, Sara Tavares, Sérgio Godinho, Tara Perdida, Terrakota, The Gift, Vitorino, Xutos e Pontapés.
----------
Para além dos artistas e da comunicação social, foram ainda convidadas a estar presentes neste dia, várias entidades, tais como a Associação Sócio-Cultural Bairro Quinta da Serra, Câmara Municipal de Loures, Coordenação Nacional para a Infecção do VIH/SIDA, Junta de Freguesia do Prior Velho e Centro de Saúde de Sacavém, de acordo com o próprio site dos Médicos do Mundo - Portugal.
----------
O leilão decorre entre 29 de Novembro e 13 de Dezembro no portal Miau.pt e o seus fundos reverterão a favor do Projecto de Prevenção do VIH e Infecções Sexualmente Transmissíveis no Bairro Quinta da Serra (em Loures) e do Projecto de Prevenção da Cólera em São Tomé, desenvolvido em parceria com a Unicef.

sexta-feira, dezembro 1

Operação "Natal em Segurança 2006" arrancou às zero horas de hoje

A Polícia de Segurança Pública (PSP) iniciou às zero horas de hoje a operação “Natal em Segurança 2006”, que se prolongará até ao dia 2 de Janeiro de 2007 e tem como principal objectivo a diminuição da criminalidade e da sinistralidade rodoviária.

De acordo com a Direcção Nacional da PSP, a época natalícia, pela maior movimentação populacional e consequentes aumento do volume de dinheiro em circulação e do movimento nas estradas que origina, propicia também um incremento das tentativas de roubo e burla, dos acidentes de viação e outros incidentes que colocam em risco as pessoas, situações que se pretendem combater.

Por estes motivos, a PSP vai durante este período reforçar a sua «atitude proactiva e dissuasora», com vista a aumentar «as condições e o sentimento de segurança» dos cidadãos através de uma série de medidas, de que se destacam o reforço do policiamento nos grandes centros urbanos, junto dos estabelecimentos escolares e das áreas diversão nocturna, o aumento do controlo do trânsito automóvel e uma maior vigilância nas zonas onde habitualmente se verificam maior número de actos ilícitos.

Nesta época do ano, a PSP reforça também a divulgação de alguns conselhos de auto-protecção, quer para o cidadão comum quer para comerciantes, como sejam não transportar elevadas quantias de dinheiro, evitar a exibição pública de jóias, dinheiro e outros bens, e não deixar objectos de valor dentro das viaturas, entre outros.

O combate à sinistralidade rodoviária será ainda reforçado pelos homens da Guarda Nacional Republicana (GNR), que terá diariamente cerca de 1500 militares a patrulhar as estradas portuguesas, com o apoio de 550 viaturas, e cuja fiscalização será direccionada sobretudo para a condução agressiva que possa colocar em causa a segurança do condutor e de terceiros, a utilização de telemóveis, o uso dos cintos de segurança e as "cadeirinhas" para crianças.